Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357
Title: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática.
Other Titles: An approach to the methodology used by teachers for teaching mathematics.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Januzzi Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.
Keywords: Ensino;Aprendizagem;Matemática;Teaching;Learning;Mathematics
Issue Date: 17-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o processo de ensino na área de matemática.
Abstract: This monographic work was built on the theme: An approach on the methodology used by teachers for the teaching of mathematics. The investigation was guided by the following objectives: analyze the methodology used by the teachers of the early years of elementary school of Municipal public schools of the city of Triunfo-PB; investigate the methods and methodologies used by teachers of the early years of elementary school to teach math; identify the concept of teaching mathematics teachers possess; analyze the planning done by educators and its suitability for teaching mathematics. The approach was qualitative type. The subjects of the research were six teachers of the early years of elementary school. The survey data for the development of the research was done in three schools in the town of Triunfo- PB, two are located in the countryside, a school is located in the urban area of that city. For data, collection were used two instruments, namely: questionnaire and observation. From the parsed data, we find that teachers recognize the importance of mathematics to everyday life and seek always to innovate their teaching methodologies already that they understand that this is a crucial process for learning of students as it is from the methodology that educators can facilitate the process of teaching in the area of mathematics.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Matemática
Teaching
Learning
Mathematics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANUZZI GONÇALVES BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfJanuzzi Gonçalves Bezerra. Monografia Pedagogia. CFP 2015.495.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.