Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169167814541177pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.description.resumoAtualmente a falta de aulas práticas na disciplina de Química do ensino médio, tem sido motivo de pesquisa, pois as aulas teóricas não suprem todos os conteúdos de forma significativa. Como a realização de aulas experimentais em muitas escolas, não acontecem devido a fatores, como a falta de Laboratório de Química e/ou reagentes, existe alternativas que podem auxiliar estas aulas, como os objetos de aprendizagem do Banco Internacional de Objetos Educacionais amenizando as dificuldades encontradas, o mesmo disponibiliza na internet Objetos de Aprendizagem em vários níveis de ensino e diferentes categorias. Assim esta pesquisa objetiva apresentar objetos de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais que podem auxiliar no processo ensino/aprendizagem como forma alternativa nas aulas práticas da disciplina de Química do Ensino Médio. A mesma é um estudo de caso, com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de ensino médio na cidade de Cajazeiras-PB, de forma aplicada e descritiva, tendo como instrumento de pesquisa dois questionários, além da realização de aula prática com a utilização dos Objetos de Aprendizagem disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para verificar se os alunos conhecem e quais os benefícios que o mesmo poderia trazer para as aulas da disciplina de química. Foi possível constatar os benefícios e a viabilidade destes objetos de aprendizagem que em alguns casos, podem ser utilizados como alternativa a atividades que seriam feitas no laboratório de químicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCurrently the lack of practical classes in the high school chemistry discipline has been reason for research because the theoretical classes do not supply all the contents significant. Since conducting experimental classes in many schools does not happen Due to factors such as lack of chemistry lab and / or reagents, there are alternatives that can assist these classes, such as the learning objects of the International Bank of Educational Objects mitigating the difficulties encountered, it provides in the internet Learning Objects in various levels of education and different categories. Like this This research aims to present learning objects available at the International Bank of Educational Objects that can assist in the teaching / learning process as a way of alternative in the practical classes of High School Chemistry. It is a case study, with a quantitative approach, carried out at a high school in the city ​​of Cajazeiras-PB, in an applied and descriptive manner, having as research instrument two questionnaires, besides the realization of practical class with the use of the Learning provided by the International Bank for Educational Objects to check if students know and what benefits it could bring to chemistry discipline classes. It was possible to see the benefits and viability of these learning objects which in some cases may be used as an alternative to activities that would be done in the chemistry lab.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7360
dc.date.accessioned2019-09-26T14:24:57Z
dc.date.available2019-09-26
dc.date.available2019-09-26T14:24:57Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectBanco Internacional de Objetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectInternational Bank of Learning Objectspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Lêda de Souza.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning Objects as an Alternative to Helping Classes chemistry practices.pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Lêda de Souza.Objetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÊDA DE SOUZA DINIZ - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfLêda de Souza Diniz. TCC. Licenciatura em Química 2017342.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.