Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361
Title: Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica.
Other Titles: An experience report on the teaching of relativity in basic education.
???metadata.dc.creator???: CEZARIO, Manoel Carlos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Anderson Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREGOLENTE, Douglas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Heydson Henrique Brito da.
Keywords: Física - ensino;Física moderna;Relatividade especial e geral;Educação básica;Physics - Teaching;Modern Physics;Special and General Relativity;Basic Education
Issue Date: 7-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CEZARIO, Manoel Carlos. Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar um relato de uma sequência didática sobre a Relatividade Especial e Geral aplicada em uma Escola da Rede Estadual de Ensino. Localizada na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, tal trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º Ano – Ensino Médio, que pertence à nona Gerência Regional de Educação pela região de Cajazeiras/PB. No decorrer deste, será apresentada a importância de como introduzir a Relatividade Especial e Geral no Ensino Médio, tendo em vista que é assunto quase não visto pelos estudantes da cidade, isto numa linguagem a nível médio, propondo novos passos para utilização de novos métodos de ensino da física de forma a motivar os estudantes, uma vez que o ensino tradicional não responde mais às expectativas para um mundo de mudanças. O ensino da Relatividade na Educação Básica está fundamentado numa perspectiva construtivista que tem despertado grande interesse nos físicos, no que diz respeito ao uso de conhecimentos prévios. O relato do estágio apresenta uma relação da Física Moderna com aplicações tecnológicas, tendo como o levantamento de concepções prévias dos estudantes sendo ponto de partida para as estratégias de ensino, o uso de analogias foi realizado por meio de simuladores disponíveis gratuitamente.
Abstract: The purpose of this study is to present an account of a didactic sequence about Special and General Relativity applied in a School of the State Education Network. Located in the city of Bonito de Santa Fé / PB, this work developed in a group of 3rd Year - High School, which belongs to the ninth Regional Education Management by the region of Cajazeiras / PB. In the course of this, the importance of how to introduce Special and General Relativity in High School will be presented, considering that it is a subject almost not seen by the students of the city, this in a language at medium level, proposing new steps for the use of new methods of teaching physics in order to motivate students, since traditional teaching no longer meets expectations for a world of change. The teaching of Relativity in Basic Education is based on a constructivist perspective that has aroused great interest in physicists, regarding the use of previous knowledge. The report of the stage presents a relation of the Modern Physics with technological applications, having as a survey of previous conceptions of the students being the starting point for the teaching strategies, the use of analogies was realized through simulators available for free.
Keywords: Física - ensino
Física moderna
Relatividade especial e geral
Educação básica
Physics - Teaching
Modern Physics
Special and General Relativity
Basic Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL CARLOS CEZARIO. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2018.pdfManoel Carlos Cezario. TCC. Licenciatura em Física. 2018. 2.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.