Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCEZARIO, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725449938236055pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Anderson Alves de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131233828901276pt_BR
dc.contributor.referee1FREGOLENTE, Douglas.
dc.contributor.referee2SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar um relato de uma sequência didática sobre a Relatividade Especial e Geral aplicada em uma Escola da Rede Estadual de Ensino. Localizada na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, tal trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º Ano – Ensino Médio, que pertence à nona Gerência Regional de Educação pela região de Cajazeiras/PB. No decorrer deste, será apresentada a importância de como introduzir a Relatividade Especial e Geral no Ensino Médio, tendo em vista que é assunto quase não visto pelos estudantes da cidade, isto numa linguagem a nível médio, propondo novos passos para utilização de novos métodos de ensino da física de forma a motivar os estudantes, uma vez que o ensino tradicional não responde mais às expectativas para um mundo de mudanças. O ensino da Relatividade na Educação Básica está fundamentado numa perspectiva construtivista que tem despertado grande interesse nos físicos, no que diz respeito ao uso de conhecimentos prévios. O relato do estágio apresenta uma relação da Física Moderna com aplicações tecnológicas, tendo como o levantamento de concepções prévias dos estudantes sendo ponto de partida para as estratégias de ensino, o uso de analogias foi realizado por meio de simuladores disponíveis gratuitamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleUm relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2018-03-07
dc.description.abstractThe purpose of this study is to present an account of a didactic sequence about Special and General Relativity applied in a School of the State Education Network. Located in the city of Bonito de Santa Fé / PB, this work developed in a group of 3rd Year - High School, which belongs to the ninth Regional Education Management by the region of Cajazeiras / PB. In the course of this, the importance of how to introduce Special and General Relativity in High School will be presented, considering that it is a subject almost not seen by the students of the city, this in a language at medium level, proposing new steps for the use of new methods of teaching physics in order to motivate students, since traditional teaching no longer meets expectations for a world of change. The teaching of Relativity in Basic Education is based on a constructivist perspective that has aroused great interest in physicists, regarding the use of previous knowledge. The report of the stage presents a relation of the Modern Physics with technological applications, having as a survey of previous conceptions of the students being the starting point for the teaching strategies, the use of analogies was realized through simulators available for free.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361
dc.date.accessioned2019-09-26T14:30:39Z
dc.date.available2019-09-26
dc.date.available2019-09-26T14:30:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectRelatividade especial e geralpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPhysics - Teachingpt_BR
dc.subjectModern Physicspt_BR
dc.subjectSpecial and General Relativitypt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCEZARIO, Manoel Carlos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn experience report on the teaching of relativity in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationCEZARIO, Manoel Carlos. Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL CARLOS CEZARIO. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2018.pdfManoel Carlos Cezario. TCC. Licenciatura em Física. 2018. 1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.