Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CEZARIO, M. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2725449938236055 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Anderson Alves de. | |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, A. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0131233828901276 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FREGOLENTE, Douglas. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Heydson Henrique Brito da. | |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar um relato de uma sequência didática sobre a Relatividade Especial e Geral aplicada em uma Escola da Rede Estadual de Ensino. Localizada na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, tal trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º Ano – Ensino Médio, que pertence à nona Gerência Regional de Educação pela região de Cajazeiras/PB. No decorrer deste, será apresentada a importância de como introduzir a Relatividade Especial e Geral no Ensino Médio, tendo em vista que é assunto quase não visto pelos estudantes da cidade, isto numa linguagem a nível médio, propondo novos passos para utilização de novos métodos de ensino da física de forma a motivar os estudantes, uma vez que o ensino tradicional não responde mais às expectativas para um mundo de mudanças. O ensino da Relatividade na Educação Básica está fundamentado numa perspectiva construtivista que tem despertado grande interesse nos físicos, no que diz respeito ao uso de conhecimentos prévios. O relato do estágio apresenta uma relação da Física Moderna com aplicações tecnológicas, tendo como o levantamento de concepções prévias dos estudantes sendo ponto de partida para as estratégias de ensino, o uso de analogias foi realizado por meio de simuladores disponíveis gratuitamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física. | pt_BR |
dc.title | Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03-07 | |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to present an account of a didactic sequence about Special and General Relativity applied in a School of the State Education Network. Located in the city of Bonito de Santa Fé / PB, this work developed in a group of 3rd Year - High School, which belongs to the ninth Regional Education Management by the region of Cajazeiras / PB. In the course of this, the importance of how to introduce Special and General Relativity in High School will be presented, considering that it is a subject almost not seen by the students of the city, this in a language at medium level, proposing new steps for the use of new methods of teaching physics in order to motivate students, since traditional teaching no longer meets expectations for a world of change. The teaching of Relativity in Basic Education is based on a constructivist perspective that has aroused great interest in physicists, regarding the use of previous knowledge. The report of the stage presents a relation of the Modern Physics with technological applications, having as a survey of previous conceptions of the students being the starting point for the teaching strategies, the use of analogies was realized through simulators available for free. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361 | |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T14:30:39Z | |
dc.date.available | 2019-09-26 | |
dc.date.available | 2019-09-26T14:30:39Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Relatividade especial e geral | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Physics - Teaching | pt_BR |
dc.subject | Modern Physics | pt_BR |
dc.subject | Special and General Relativity | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CEZARIO, Manoel Carlos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | An experience report on the teaching of relativity in basic education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CEZARIO, Manoel Carlos. Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MANOEL CARLOS CEZARIO. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2018.pdf | Manoel Carlos Cezario. TCC. Licenciatura em Física. 2018. | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.