Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7366
Title: Inclusão social na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros.
Other Titles: Social inclusion at the André Vidal de Negreiros State Elementary School.
Inclusión social en la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros.
???metadata.dc.creator???: PONTES, Jarline Katiane Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Samuel Andrade do.
Keywords: Educação Inclusiva;Formação de Professores;Inclusive Education;Teacher training;Educación inclusiva;Formación de profesores
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PONTES, Jarline Katiane Soares de. Inclusão social na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. 2017. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o debate e a reflexão do papel da escola e de professores de ciências da Escola Estadual Vidal de Negreiros, sobre a Inclusão, na perspectiva do desenvolvimento de uma prática pedagógica de transformação. Para atingir este objetivo foram realizadas entrevistas com professores de ciências, a diretora e a professora da sala de recursos desta escola. A abordagem do estudo se deu de forma qualitativa. Como resultados percebe-se a preocupação da escola em lidar da melhor forma possível com os alunos com necessidades, alguns com baixa visão, outros com incapacidade parcial ou total de audição, identificando dificuldades e conquistas neste trabalho.
Abstract: The present work aims to contribute to the debate and reflection on the role of the school and science teachers of the Vidal de Negreiros State School, on Inclusion, in the perspective of the development of a pedagogical practice of transformation. To achieve this goal, interviews were conducted with science teachers, the director and the teacher of the resource room of this school. The approach of the study was qualitative. The results show the school's concern to deal with students with disabilities, some with low vision, others with partial or total hearing impairment, identifying difficulties and achievements in this work.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo tiene como objetivo contribuir al debate y la reflexión sobre el papel de la escuela y de los profesores de ciencias de la Escuela Estatal Vidal de Negreiros, sobre la Inclusión, en la perspectiva del desarrollo de una práctica pedagógica de transformación. Para lograr este objetivo se realizaron entrevistas a docentes de ciencias, a la directora y a la docente del salón de recursos de esta escuela. El enfoque del estudio fue cualitativo. Como resultado, podemos ver la preocupación de la escuela por atender de la mejor manera posible a los alumnos con necesidades, algunos con baja visión, otros con deficiencia auditiva parcial o total, identificando dificultades y logros en esta labor.
Keywords: Educação Inclusiva
Formação de Professores
Inclusive Education
Teacher training
Educación inclusiva
Formación de profesores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7366
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARLINE KATIANE SOARES DE PONTES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdf Jarline Katiane Soares de Pontes - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20171.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.