Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMILFONT, J. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0199491956808179pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, G. S. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4910583232098367pt_BR
dc.description.resumoA educação com abordagem em ciência tecnologia e meio ambiente no ensino de química vem destacando a sua importância em transmitir ao aluno uma visão social, tecnológica e ambiental do meio em que está, relacionando com os conteúdos estudados em sala de aula, possibilitando o conhecimento científico e auxiliando-os a construir valores, conhecimentos e habilidades necessários na solução de questões sobre ciência e tecnologia na sociedade, tomando decisões responsáveis. Este trabalho visa a elaboração de uma sequência didática, sobre os sólidos com abordagem de ensino CTSA. Para tanto, foi trabalhada a sequência didática com 10 alunos matriculados na disciplina de Química Experimental para a Educação Básica, na UFCG, cuja a finalidade foi diagnosticar com alunos do ensino superior sobre a importância da utilização dos sólidos no ensino de química, relacionando-os com a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente e que utilizem como metodologia de ensino para trabalhar em sala de aula com alunos do ensino médio, de modo que formem cidadãos críticos e conscientes sabendo a importância de estudar química. Para tanto, foram selecionados alguns materiais sólidos que estão presentes em nosso cotidiano, bastante aplicados na indústria, na arquitetura, na saúde, construção civil, dentre outras, e são de suma importância para a sociedade,foram os vidros, alótropos do carbono, grafite, diamante e nanotubos de carbono; gelo, cloreto de sólido e as ligas metálicas: ouro 18 quilates, aço inoxidável e amálgama, fluoreto de cálcio.Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários antes e após a realização da sequência didática. A pesquisa revelou que a sequência didática com abordagem CTSA aplicada na disciplina de Quimica Experimental para Educaçao Básica mostrou a eficácia para uma aprendizagem significativa dos alunos. Além de fazer um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre sólidos, pode-se constar que os recursos audiovisuais, como a utilização do vídeo sobre vidros e as oficinas para a construção dos sólidos são meios de tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, tornando o aluno sujeito de sua aprendizagem. Logo, percebeu-se que as aulas com abordagem CTSA favorecem a importância dos alunos conhecer os sólidos e suas aplicações no cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleO uso de sólidos no ensino de química com enfoque CTSA.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEducation with approach in science technology and environment in chemistry teaching emphasizing its importance in transmitting to the student a social, technological and environment, relating to the contents studied in the classroom, enabling scientific knowledge and helping them to build values, knowledge and skills needed to solve science and technology issues in society, making responsible decisions. This work aims at the elaboration of a didactic sequence, on solids with CTSA teaching approach. To this end, the sequence didactics with 10 students enrolled in the Experimental Chemistry for Education discipline At UFCG, whose purpose was to diagnose with higher education students about the importance of the use of solids in chemistry teaching, relating them to the technology, society and the environment and use it as a teaching methodology to work in the classroom with high school students so that they form critical citizens and aware knowing the importance of studying chemistry. To this end, we selected some solid materials that are present in our daily lives, widely applied in industry, architecture, health, construction, among others, and are of paramount importance for society, were the glass, carbon allotropes, graphite, diamond and nanotubes of carbon; ice, solid chloride and metal alloys: 18 carat gold, stainless steel and amalgam, calcium fluoride.It was used as a data collection instrument before and after the completion of the didactic sequence. Research has revealed that the didactic sequence with CTSA approach applied in the subject of Experimental Chemistry for Basic Education showed effectiveness for meaningful student learning. In addition to making a diagnosis of students' knowledge of solids, it can be seen that the resources such as the use of video on glass and workshops for the construction of Solids are a way of making classes more dynamic and contextualized, making the student subject of your learning. Therefore, it was noticed that classes with CTSA approach favor the importance of students to know the solids and their applications in daily life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7376
dc.date.accessioned2019-09-26T16:40:50Z
dc.date.available2019-09-26
dc.date.available2019-09-26T16:40:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectSólidospt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectSolidpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMILFONT, John Kennedy de Sá.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of solids in CTSA chemistry teaching.pt_BR
dc.identifier.citationMILFONT, John Kennedy de Sá. O uso de sólidos no ensino de química com enfoque CTSA. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOHN KENNEDY DE SÁ MILFONT - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfJohn Kennedy de Sá Milfont. TCC. Licenciatura em Química 20171.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.