Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7377
Title: Citologia: aplicação de diferentes métodos de ensino para alunos do 1° ano do ensino médio em Cuité-PB.
Other Titles: Cytology: application of different teaching methods for students of the 1st year of high school in Cuité-PB.
Citología: aplicación de diferentes métodos de enseñanza para alumnos del 1º año de la enseñanza media de Cuité-PB.
???metadata.dc.creator???: MENDONÇA, Thalyta Nayara Albuquerque Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Kiriaki Nurit.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Ensino de Citologia;Educação;Lúdico;Aprendizagem;Aulas experimentais;Cytology Teaching;Education;Playful;Learning;Experimental classes;Enseñanza de la citología;Educación;Aprendizaje;Clases experimentales
Issue Date: 12-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENDONÇA, Thalyta Nayara Albuquerque Alves de. Citologia: aplicação de diferentes métodos de ensino para alunos do 1° ano do ensino médio em Cuité-PB. 2017. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Citologia é ministrado no 1º Ano do Ensino Médio. Para muitos estudantes essa temática é considerada difícil por abordar conteúdos abstratos, a utilização restrita de aulas teóricas com o auxílio do livro didático também pode dificultar o entendimento e o aprendizado dos estudantes. Por este motivo, faz-se necessário a utilização de outras estratégias didáticas de ensino, tais como: aulas experimentais e a ludicidade. Este trabalho foi desenvolvido no período de quatro aulas em uma turma de 1ºAno do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité, interior da Paraíba, com o objetivo de desenvolver métodos de ensino dinâmicos e lúdicos na área de Citologia, que facilitem o aprendizado dos alunos e auxiliem os professores na tarefa de ensinar. Esta pesquisa teve uma abordagem quantitativa-qualitativa, onde seus dados foram obtidos através de questionários pré e pós-testes aplicados aos discentes, bem como ao término de cada aula utilizando-se a avaliação de grau de satisfação tipo Likert, além da aplicação de um questionário para a professora de Biologia da turma. Os resultados obtidos constataram que as estratégias de ensino utilizadas foram satisfatórias contribuindo eficientemente na construção do conhecimento.
Abstract: The teaching of Cytology is taught in the 1st Year of High School. For many students this subject is considered difficult to approach abstract contents, the restricted use of theoretical classes with the aid of the textbook can also make it difficult for students to understand and learn. For this reason, it is necessary to use other didactic teaching strategies, such as: experimental classes and playfulness. This work was developed during the period of four classes in a class of 1st Year of High School of the Orlando Venâncio dos Santos State High School in Cuité interior of Paraíba, with the objective of developing dynamic and playful teaching methods in the field of Cytology, which facilitate the learning of the students and assist the teachers in the task of teaching. This research had a quantitative-qualitative approach, where its data were obtained through pre and post-test questionnaires applied to the students, as well as at the end of each class using Likert type satisfaction assessment, besides the application of a Questionnaire for the classroom biology teacher. The results showed that the teaching strategies used were satisfactory contributing efficiently in the construction of knowledge.
???metadata.dc.description.resumen???: La citología se imparte en 1º de bachillerato. Para muchos estudiantes este tema es considerado difícil porque aborda contenidos abstractos, el uso restringido de las clases teóricas con la ayuda del libro de texto también puede dificultar la comprensión y el aprendizaje de los estudiantes. Por ello, es necesario utilizar otras estrategias didácticas de enseñanza, tales como: clases experimentales y lúdicas. Este trabajo fue realizado en el período de cuatro clases en una clase de 1º Año de Enseñanza Media en la Escuela Secundaria Estadual Orlando Venâncio dos Santos, en la ciudad de Cuité, en el interior de Paraíba, con el objetivo de desarrollar métodos de enseñanza dinámicos y lúdicos. en el área de Citología, que facilitan el aprendizaje de los estudiantes y ayudan a los docentes en la tarea de enseñar. Esta investigación tuvo un enfoque cuantitativo-cualitativo, donde sus datos fueron obtenidos a través de cuestionarios pre y post test aplicados a los estudiantes, así como al final de cada clase utilizando la evaluación de satisfacción tipo Likert, además de la aplicación de un cuestionario para el profesor de biología de la clase. Los resultados obtenidos mostraron que las estrategias didácticas utilizadas fueron satisfactorias, contribuyendo de manera eficiente a la construcción del conocimiento.
Keywords: Ensino de Citologia
Educação
Lúdico
Aprendizagem
Aulas experimentais
Cytology Teaching
Education
Playful
Learning
Experimental classes
Enseñanza de la citología
Educación
Aprendizaje
Clases experimentales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Citologia e Biologia Celular
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7377
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALYTA NAYARA ALBUQUERQUE ALVES DE MENDONÇA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfThalyta Nayara Albuquerque Alves de Mendonça -TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20171.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.