Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7378
Title: Concepções de estudantes do ensino médio acerca da evolução dos seres vivos.
Other Titles: High school students' conceptions about the evolution of living things.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Laycia Cristina de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABREU, Maria das Dores de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Paulo Roberto de.
Keywords: Ensino de biologia;Evolução;Ensino médio - aprendizagem;Biology Teaching;Evolution;High School - Learning
Issue Date: 7-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Laycia Cristina de Almeida. Concepções de estudantes do ensino médio acerca da evolução dos seres vivos. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A evolução biológica é um eixo integrador da Biologia, fundamental para a compreensão dos fenômenos relacionados à vida. No entanto, trata-se de uma área complexa, na qual estudos apontam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Por meio de uma pesquisa quáli-quantitativa, objetivamos: Analisar as concepções de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Monte Horebe sobre evolução, utilizando um questionário contendo 10 (dez) questões discursivas. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e permitiram identificar que considerável parte dos/as alunos/as compreendem erroneamente conceitos e teorias inerentes ao estudo da evolução, o que limita o conhecimento e contribui para a construção de visões distorcidas e fragmentadas sobre o processo evolutivo.
Abstract: Biological evolution is an integrating axis of Biology, fundamental for an understanding of the phenomena related to life. However, it is a complex area in which studies point to difficulties in the teaching and learning process. Through a qualitative research, we aimed to: Analyze concepts of teaching of the third year of high school of a public school of the municipality of Monte Horebe, on biological evolution, using a questionnaire containing 10 (ten) discursive questions. As answers were submitted to content analysis allowed to identify that considerable part of / as students / how to misunderstand concepts and theories inherent to the study of evolution, which limits the knowledge and contribution to a construction of distorted and fragmented visions on evolutionary processe.
Keywords: Ensino de biologia
Evolução
Ensino médio - aprendizagem
Biology Teaching
Evolution
High School - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7378
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYCIA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.2018.pdfLaycia Cristina de Almeida Silva. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.704.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.