Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7380
Title: A presença da química nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de sequência didática contextualizada.
Other Titles: The presence of chemistry in the early years of elementary school: a proposal of contextualized didactic sequence.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Felipe Tavares do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES, Luciano Leal de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO , Danilo de Sousa.
Keywords: Química;Ciências naturais;Ensino fundamental;Química - séries iniciais;Chemistry;Natural Sciences;Elementary School;Chemistry - early grades
Issue Date: 8-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Felipe Tavares do. A presença da química nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de sequência didática contextualizada. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação formal é um processo contínuo composto por modalidades e níveis, os quais o indivíduo percorre durante o seu ciclo escolar. É na Educação Infantil e Fundamental onde a criança constrói seu conhecimento e desenvolve habilidades para a formação do seu intelecto, e nesta fase os conceitos são compreendidos da forma que forem transmitidos. Durante o ensino básico, dentre os componentes curriculares inclusos, quando se trata da disciplina de Ciências faz-se necessário que o professor discuta sobre a fragmentação dessa área, explicando a subdivisão das Ciências Naturais e introduzindo conceitos prévios acerca do conteúdo que estiver sendo abordado. Dentre essas subdivisões, destaca-se a Química. Assim, objetiva-se com a presente pesquisa discutir a respeito da importância de se compreender o que é Química durante os Anos Iniciais do ensino básico. A realização desse estudo se deu na Escola Grão de Mostarda, uma instituição da rede privada, localizada na cidade de São José de Piranhas, no estado da Paraíba. O grupo focal do estudo trata-se de uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contendo 21 alunos. Foi realizada uma pesquisa por meio de questionário não identificado e, após a aplicação deste, foram ministradas três aulas, sendo duas expositivas explicativas (teóricas) e uma experimental (prática), dando complemento/auxilio ao conteúdo a ser abordado. Trata-se de um estudo bibliográfico e quanto à abordagem do problema, esta análise se encaixa como quantitativa, considerando o levantamento de dados feito para a futura investigação. Nesse sentido, a pesquisa também passa a ser de cunho qualitativo, visto a abordagem de análise proposta para os fins deste estudo. Pode-se observar que todo alunado afirma gostar de Ciências. A maioria (62%) afirma conhecer a subdivisão das ciências, sendo que 90% desconhecem o que é Química. Após a realização das aulas, os resultados obtidos foram satisfatórios tendo em vista que todos os discentes compreenderam o conceito e o significado de Química.
Abstract: Formal education is a continuous process composed of modalities and levels, which the individual goes through during his or her school year. It is in basic schooling (Pre and Elementary School) where the child builds his knowledge and develops skills for the formation of his intellect, and at this stage the concepts are understood the same way they are transmitted. During elementary education, among the included curricular components, when it comes to the Science topic, it is necessary for the teacher to include the fragmentation of this area, explaining the subdivision of the Natural Sciences and introducing previous concepts about the content that is being approached. Among these subdivisions, Chemistry stands out. Thus, the purpose of this research is to discuss the importance of understanding what Chemistry is during the initial grades of basic education. This study was carried out at Escola Grão de Mostarda, an institution of the private network, located in São José de Piranhas, state of Paraíba. The focus group of the study is a class of the 4th year of Elementary School, with 21 students. A research was done by means of an unidentified questionnaire and, after the application of this one, three classes were taught: two explanatory expositions (theoretical) and one experimental (practical), as a support to the content to be approached. It is a bibliographical study and as to the approach of the problem, this analysis fits as quantitative, considering the data collection done for the future investigation. In this sense, the research also fits as qualitative, considering the analysis approach proposed for the purposes of this study. It can be observed that every pupil claims to like Science. Most (62%) claim to know the subdivision of the sciences, and 90% are unaware of what Chemistry is. After the classes, the results were satisfactory considering that all the students understood the concept and meaning of Chemistry.
Keywords: Química
Ciências naturais
Ensino fundamental
Química - séries iniciais
Chemistry
Natural Sciences
Elementary School
Chemistry - early grades
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7380
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
FELIPE TAVARES DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf589.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.