Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7393
Title: Uma arquitetura para tomada de decisão pedagógica com dados integrados.
Other Titles: An architecture for pedagogical decision making with integrated data.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Társis Marinho de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Evandro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BAPTISTA , Cláudio de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIDALGO , Robson do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BRITO, Patrick Henrique da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee4???: MONTEIRO, João Arthur Brunet.
Keywords: Arquitetura de Software;Arquitetura de Software - Tomada de Decisão Pedagógica;Tomada de Decisão – Dados Integrados;Software Architecture;Software Architecture - Pedagogical Decision Making;Decision Making - Integrated Data
Issue Date: 16-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, T. M. de. Uma arquitetura para tomada de decisão pedagógica com dados integrados. 2017. 129 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7393
???metadata.dc.description.resumo???: Há uma crescente demanda por educação online e em sua realização ocupa papel de relevo os denominados ambientes virtuais de aprendizagem, ou em uma acepção mais geral as plataformas educacionais, responsáveis pelo provimento de recursos digitais e suporte principalmente a estudantes e professores. Os professores desempenham papéis de alta complexidade que vão da gerência dos cursos online ao suporte pedagógico oferecido aos estudantes, estes em turmas cada vez maiores, portanto, envolvendo tarefas sofisticadas de tomada de decisão. Para tanto, estes professores necessitam cada vez mais de informação de alta qualidade, permitindo efetividade em suas compreensões em detalhes do que ocorre com os estudantes interagindo no ambiente online, e assim impactando em suas tomadas de decisões. Neste ponto, ressalta-se que as interações dos estudantes em tais cursos geram grande quantidade e diversidade de dados, nesse caso, tem-se buscado extrair informações pedagogicamente relevantes, normalmente, usando-se técnicas de mineração de dados ou de learning analytics. No entanto, constata-se uma lacuna importante no suporte aos professores, dado que as plataformas educacionais atuais apresentam várias dificuldades relacionadas á complexidade em monitorar e avaliar os estudantes envolvidos nesses cursos, bem como a falta e/ou dificuldade em acessar informações relevantes que apoiem o processo de tomada de decisão pedagógica. Além disso, não se assume aqui que os professores tenham domínio das ferramentas técnicas para processar o grande volume de dados envolvidos. Assim, com vistas a um posterior atendimento efetivo às demandas do professor, nesta pesquisa focalizou-se uma problemática que diz respeito a aspectos de engenharia de software em educaão, em um contexto de business intelligence educacional, buscando-se oferecer aos projetistas e desenvolvedores de softwares uma infraestrutura necessária para a construção de soluções que venham atender à demanda de informação dos professores, nos termos anteriormente mencionados. Nesta tese, propõe-se uma infraestrutura de software adequada para construção de soluções efetivas no provimento de informações relevantes no apoio à tomada de decisão pedagógica. Com isso, pretende-se auxiliar desenvolvedores de três formas complementares: (1) favorecer o projeto arquitetural do software, de modo a satisfazer requisitos de qualidade fundamentais para esse tipo de sistema, tais como escalabilidade e facilidade de evolução; (2) favorecer o reúso de código-fonte, aliado a padrões de projeto; (3) favorecer a integração com ferramentas existentes, tais como frameworks e ambientes virtuais de aprendizagem. Os resultados alcançados mostram que a solução proposta, de fato, atende aos requisitos de qualidade pretendidos e facilita a integração com plataformas educacionais, além de favorecer o reuso de padrões de projeto e frameworks de desenvolvimento, alcançando uma taxa de reuso de cerca de 88%. Os atendimentos aos requisitos de qualidade foram avaliados em um experimento que adotando uma abordagem baseada em cenários de execução e utilizando uma base de dados real de um curso de sistemas de informação da modalidade a distância. Os cenários de execução utilizados são realistas e foram sugeridos em reuniões de brainstorm com especialistas e estudantes de mestrado.
Abstract: There is a growing demand for online education and in its accomplishment play a very important role the so-called virtual learning environments, or in a more general sense the educational platforms, responsible for the provision of digital resources and support mainly to students and teachers. Teachers play highly complex roles ranging from the management of online courses to the pedagogical support offered to students, these in larger and larger classes, thus involving sophisticated decision-making tasks. To do so, these teachers increasingly require high-quality information, allowing effectiveness in their understandings in detail of what academically happens to students interacting in the online environment, and thus impacting their understandings in pedagogical decision-making processes within online learning environments. At this point, it is important to emphasize that the interactions of students in such courses generate a large amount and diversity of data, in this case, allowing the extraction of pedagogically relevant information, usually using data mining techniques or learning analytics. However, there is a significant lack in the support of teachers, since the current educational platforms present several difficulties related to the complexity in monitoring and evaluating the students involved in these courses, as well as the lack and / or difficulty in accessing relevant information that support the pedagogical decision-making process. Moreover, it is not expected that teachers master the technical tools to process all the involved data. Thus, with a view to a subsequent effective attendance to the demands of the teacher, this research focused on a problem that concerns aspects of software engineering in education, in a context of educational business intelligence, seeking to offer designers and software developers, an infrastructure necessary for the construction of solutions that meet the information demand of teachers, under the terms mentioned above. In this thesis, we propose a suitable software infrastructure for the construction of effective solutions in the provision of relevant information for supporting pedagogical decision making. In this way, it is intended to help developers in three complementary ways: (1) to favor the architectural design of the software, in order to satisfy fundamental quality requirements for this type of system, such as scalability and ease of evolution; (2) favoring the reuse of source code, together with design patterns; (3) favor integration with existing tools such as frameworks and virtual learning environments. The obtained results show that the proposed solution does, in fact, meet the desired quality requirements and facilitates integration with educational platforms, as well as favor the reuse of design patterns and development frameworks, achieving a reuse rate of about 88% . The attendances to the quality requirements were evaluated in an experiment that adopts an approach based on execution scenarios and using a real database of a course of distance information systems. The execution scenarios used are realistic and have been suggested in brainstorming meetings with experts and master’s students.
Keywords: Arquitetura de Software
Arquitetura de Software - Tomada de Decisão Pedagógica
Tomada de Decisão – Dados Integrados
Software Architecture
Software Architecture - Pedagogical Decision Making
Decision Making - Integrated Data
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7393
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÁRSIS MARINHO DE SOUZA - TESE (PPGCC) 2017.pdfTársis Marinho de Souza- Tese (PPGCC) 2017.2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.