Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico teve como objetivo realizar uma discussão sobre o espaço geográfico e suas relações, como também buscou apontar a relevância do ensino da Geografia para o atual contexto social. A temática exposta nesta pesquisa ressalta a importância de se estudar o espaço e suas relações nas aulas de geografia, respaldando o uso da cartografia e dos mapas como instrumento didático, lúdico e metodológico utilizado pelo professor no âmbito da sala de aula. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão do assunto aqui abordado a partir da descrição das características apresentadas sobre os fenômenos educativos em uma análise empírica. Foi elencado nessa proposta explorar o mapa nas aulas de Geografia, como um dos diversos recursos lúdicos, auxiliadores da aprendizagem, pois compreende uma relação direta dos conteúdos ministrados em sala de aula concernentes a temática espacial. A finalidade abordada nesse cenário educativo foi construída através da necessidade real com base na problematização do ensino dos conteúdos contextualizados e complementares a partir da realidade vivenciada pelos alunos no seu cotidiano, considerando suas competências e habilidades prévias, bem como a instância de se implementar novos saberes. O desenvolvimento do estudo cartográfico, através do mapa, permitiu a identificação das características do espaço como sugestão para trabalhar as questões intrínsecas ao meio ambiente, além de ressaltar a realidade espacial que cerca o educando. Apresentamos uma proposta metodológica, que busca subsidiar o professor frente às problemáticas da convivência sociedade e natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleGeografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThe present monograph work aims to conduct a discussion on the geographical area and their relationships, but also sought to point out the importance of the teaching of geography for the current social context. The thematic exposed in this research underscores the importance of studying the space and its relations in the geography lessons, supporting the use of cartography and maps as an educational tool, playful and methodology used by the teacher within the classroom. The methodological procedures adopted in this study was based on the literature, so we had a better understanding of the issue addressed here from the description of the features presented on the educational phenomena in an empirical analysis. It was part listed in this proposal explore the map in Geography lessons, as one of several recreational resources, helpers of learning, it includes a direct relationship of the content taught in the classroom concerning outer space theme. The purpose addressed in this educational scenario was constructed by real need based on questioning the teaching of contextualized and additional content from the reality experienced by students in their daily lives, considering their skills and previous skills as well as the proceedings of implementing new knowledge . The development of cartographic study, through the map, allowed the identification of the characteristics of the space as a suggestion to work out the issues intrinsic to the environment, and underline the spatial reality that surrounds the pupil. We present a methodology that seeks to subsidize the teacher facing the problems of coexistence society and nature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7395
dc.date.accessioned2019-09-27T10:23:42Z
dc.date.available2019-09-27
dc.date.available2019-09-27T10:23:42Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCartografia- conhecimentopt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectCartography- knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Léia Andrade.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography, school and the construction of cartographic knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Léia Andrade. Geografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÉIA ANDRADE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015.pdfLéia Andrade Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia. 2015.559.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.