Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6109859315834624pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, J. Antão B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE , Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.referee2BARROS , Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee3SANTOS, Adriano Araújo.-
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos das últimas décadas como a proliferação de dispositivos móveis com GPS, melhoria na conectividade e a facilidade de produção de conteúdo online trazidos pela Web 2.0, proporcionaram mudanças radicais no domínio da produção e disseminação de dados espaciais através do voluntariado. Estratégias baseadas em jogos, como a gamificação, também obtiveram um progresso expressivo neste contexto com o decorrer do tempo, dada a sua disseminação e capacidade de atrair e engajar diferentes públicos. Embora trabalhos anteriores tenham avaliado sistemas gamificados que aproveitam do voluntariado para produção de dados geográficos, a maioria deles se concentrava quase inteiramente em métricas específicas, deixando a perspectiva e os tipos de usuários de lado. Este trabalho tem como objetivo investigar as preferências – positivas ou negativas – de indivíduos quanto aos componentes de jogos presentes na gamificação, bem como suas intenções de uso. O estudo foi realizado em duas etapas e contou com um total de 106 participantes. Os resultados mostram que, em geral, não há consenso entre os entrevistados sobre os principais elementos que podem contribuir com a melhora motivacional. No entanto, foram encontradas relações entre os traços de personalidade dos indivíduos e as preferências percebidas por várias componentes da gamificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleGamificação na coleta e mapeamento colaborativo de dados espaciais: um estudo sobre traços de personalidade e motivações.pt_BR
dc.date.issued2019-02-27-
dc.description.abstractThe technological advances of recent decades such as the proliferation of mobile devices with GPS, improved connectivity and the ease of production of online content brought by Web 2.0, have provided radical changes in the field of production and dissemination of spatial data through volunteering. Game-based strategies such as gamification have also made significan t progress in this context over time given their expansion and ability to attract and engage different audiences. While previous work has evaluated gamified systems that take advantage of volunteering to produce geographic data, most of them focused almost entirely on specific metrics, leaving perspective and types of users aside. This study aims to investigate the preferences - positive or negative - of individuals regarding the game components present in the gamification, as well as their intentions of use. The study was conducted in two stages and had a total of 106 participants. The results show that, in general, there is no consensus among the interviewees about the main elements that can contribute to motivational improvement. However, relationships were found among personality traits of individuals and preferences perceived by various components of gamification.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7396-
dc.date.accessioned2019-09-27T10:35:51Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-09-27T10:35:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPersonalizaçãopt_BR
dc.subjectSoftware Engineeringpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectCustomizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorHONÓRIO, Joaquim José Cintra Maia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGamification in the collaborative collection and mapping of spatial data: a study on personality traits and motivations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationHONÓRIO, J. J. C. M. Gamificação na coleta e mapeamento colaborativo de dados espaciais: um estudo sobre traços de personalidade e motivações. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7396pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOAQUIM JOSÉ CINTRA MAIA HONÓRIO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfJoaquim José Cintra Maia Honório - Dissertação PPGCC 20191.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.