Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7405
Title: A fotografia como proposta interdisciplinar no ensino de ciências..
Other Titles: Photography as an interdisciplinary proposal in science education.
La fotografía como propuesta interdisciplinar en la enseñanza de las ciencias.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Macaulay Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
Keywords: Ensino de Química;Contextualização;Fotografia;Método Pinhole;Chemistry Teaching;Contextualization;Photography;Pinhole Method;Enseñanza de la química;Contextualización;Método del agujero de alfiler
Issue Date: 21-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Macaulay Ferreira. A fotografia como proposta interdisciplinar no ensino de ciências. 2017. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta os resultados obtidos após a aplicação da intervenção sob a temática fotografia, em uma turma de 9° ano da Escola de Ensino Fundamental Julieta de Lima e Costa, localizada no do município de Cuité-PB. O intuito foi propor uma intervenção didática, visando à contextualização de conceitos de química e física lecionados na disciplina de ciências naturais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão histórica das técnicas de fotografia frente à evolução tecnológica e da experimentação utilizando o método Pinhole como alternativa capaz de inter-relacionar teoria e prática por meio de construções de câmeras fotográficas fazendo-se uso de materiais de baixo custo e recicláveis. Para tal, foi realizada uma série de encontros, onde cada momento foi organizado de forma a se trabalhar a história da fotografia e os ramos científicos que a compõe, possibilitando-os associarem os processos vigentes no método de fotografia e os conteúdos apresentados pela disciplina de ciências naturais. Como resultado, verificou-se que a intervenção estimulou uma maior cooperação e participação dos alunos no processo criacional de conhecimento e demonstrou como intervenções deste tipo são bem aceitos pelos alunos, haja vista, os resultados obtidos posteriormente após intervenção. Em suma, o trabalho possibilitou contextualizar o ensino de ciências naturais e despertou o interesse e curiosidades dos alunos.
Abstract: This paper presents the results obtained after the application of the photography intervention in a 9th grade class at the Julieta de Lima e Costa Elementary School, located in the municipality of Cuité-PB. The purpose was to propose a didactic intervention, aiming at the contextualization of concepts of chemistry and physics taught in the discipline of natural sciences of elementary school. For this, a historical review of the techniques of photography in the face of the technological evolution and of the experimentation using the Pinhole method as an alternative capable of interrelating theory and practice through the construction of photographic cameras using low cost materials and recyclable. For that, a series of meetings were held, where each moment was organized in order to work the history of photography and the scientific branches that compose it, enabling them to associate the existing processes in the method of photography and the contents presented by the discipline of natural Sciences. As a result, it was verified that the intervention stimulated a greater cooperation and participation of the students in the process of knowledge creation and demonstrated how interventions of this type are well accepted by the students, given, the results obtained after intervention. In short, the work allowed to contextualize the teaching of natural sciences and awakened the interest and curiosities of the students.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo presenta los resultados obtenidos después de la aplicación de la intervención bajo el tema fotografía, en una clase de 9º grado de la Escuela Primaria Julieta de Lima e Costa, ubicada en la ciudad de Cuité-PB. El objetivo fue proponer una intervención didáctica, con el objetivo de la contextualización de los conceptos de química y física enseñados en la disciplina de ciencias naturales de la escuela primaria. Para ello se realizó una revisión histórica de las técnicas fotográficas de cara a la evolución tecnológica y la experimentación utilizando el método Pinhole como una alternativa capaz de interrelacionar teoría y práctica a través de la construcción de cámaras fotográficas utilizando materiales de bajo costo y reciclables. Para tal, foi realizada uma série de encontros, onde cada momento foi organizado de forma a se trabalhar a história da fotografia e os ramos científicos que a compõe, possibilitando-os associarem os processos vigentes no método de fotografia e os conteúdos apresentados pela disciplina de Ciencias Naturales. Como resultado, se encontró que la intervención estimuló una mayor cooperación y participación de los estudiantes en el proceso de creación de conocimiento y demostró cómo intervenciones de este tipo son bien aceptadas por los estudiantes, dados los resultados obtenidos posteriormente a la intervención. En definitiva, el trabajo permitió contextualizar la enseñanza de las ciencias naturales y despertó el interés y la curiosidad de los estudiantes.
Keywords: Ensino de Química
Contextualização
Fotografia
Método Pinhole
Chemistry Teaching
Contextualization
Photography
Pinhole Method
Enseñanza de la química
Contextualización
Método del agujero de alfiler
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7405
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACAULAY FERREIRA MARTINS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2017.pdfMacaulay Ferreira Martins - TCC Licenciatura em Química CES 20171.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.