Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, T. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269335395526142pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Paulo Roberto de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, P. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197117183621672pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Udson.-
dc.contributor.referee2MELO, Adglecianne de Sousa.-
dc.description.resumoA evolução biológica é tema central na biologia, e por isso, no Brasil, documentos oficiais asseguram sua discussão na escola. As pesquisas realizadas sobre esse assunto têm crescido ao longo dos anos, porém, ainda é notório concentração dessas investigações no Sul e Sudeste. Assim, objetivo desse trabalho foi conhecer o nível de compreensão da comunidade acadêmica sobre o tema evolução biológica no campus da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras e identificar possíveis fatores que o influenciam. As informações foram obtidas através de questionário aplicado aos estudantes, professores e funcionários da referida instituição. A maioria dos entrevistados alegou ter experimentado algum tipo de contato com o tema, acreditar na seriedade da teoria evolutiva e aceitar fósseis como uma evidência da evolução. Contudo, os mesmos apresentaram distorções sobre o conceito de evolução ao afirmar que esta indica progresso, melhoramento dos organismos. Por fim, encontramos que fatores como formação, religiosidade, contato com o tema e nível socioeconômico tiveram impacto sobre o grau de aceitação dos tópicos da evolução biológica. Almejando tanto maior contato como qualidade da abordagem do tema, é necessário que os professores possuam boa formação e que a população usufrua de mídias alternativas bem embasadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titlePercepção da comunidade acadêmica sobre o tema evolução biológica em uma universidade do Sertão Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-08-02-
dc.description.abstractEvolution is a central theme in biology. In Brazil, official documents ensure its discussion at school. Research performed on this subject has grown over the years but most studies have been strongly concentrated on the South and Southeast regions. The present study aimed to evaluate the academic community‟s perception towards the theme biological evolution at the Cajazeiras campus of the Federal University of Campina Grande, and the underlying factors responsible for the observed patterns. A questionnaire was applied to collect data from students, professors and employees from the institution. The majority of interviewees claimed to have had at least a partial experience with the subject matter, to accept the seriousness of the theory, and to accept fossils as evidence of evolution. However, the answers suggested that evolution was wrongly perceived as a process promoting progress and improvement of organisms. Finally, we found that education, religiosity, past experience with the theme and socioeconomic status were important factors determining the acceptance of biological evolution. Aiming to increase the access, and quality, to the theme, it is strongly important that professors have an adequate formation, and that the population be informed by means of alternative medias with sound scientific backgrounds.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7419-
dc.date.accessioned2019-09-27T12:47:09Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-09-27T12:47:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectTeoria evolutivapt_BR
dc.subjectUFCG - comunidade acadêmicapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectBiological Evolutionpt_BR
dc.subjectEvolutionary Theorypt_BR
dc.subjectUFCG - Academic Communitypt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Talyta Karoline Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerception of the academic community on the theme biological evolution in a university in the Paraíba Backlands.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Talyta Karoline Santos. Percepção da comunidade acadêmica sobre o tema evolução biológica em uma universidade do Sertão Paraibano. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALYTA KAROLINE SANTOS OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfTalyta Karoline Santos Oliveira. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.579.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.