Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7423
Title: Perfil empreendedor dos estudantes concluintes de farmácia.
Other Titles: Entrepreneurial profile of pharmacy graduating students.
Perfil emprendedor de los egresados ​​en farmacia.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Amanda Dayane Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FALCÃO, Juliana de Souza Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
Keywords: Educação;Estudantes de farmácia;Enfermagem;Education;Pharmacy students;Nursing;Educación;Estudiantes de farmacia;Enfermería
Issue Date: 15-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Amanda Dayane Batista. Perfil empreendedor dos estudantes concluintes de farmácia. 2017. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Limitações na formação interferem no desenvolvimento do perfil empreendedor dos estudantes concluintes de farmácia o que justifica a necessidade de estudos nesta área pela perspectiva de mudanças paradigmáticas no mercado de trabalho que auxiliem os profissionais. Este estudo tem o objetivo de caracterizar o perfil empreendedor dos estudantes concluintes de farmácia. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza predominantemente qualitativa, baseado metodologicamente no materialismo histórico e dialético. A pesquisa foi realizada com treze discentes do Curso de Farmácia da UFCG -campus Cuité-PB, cursando o oitavo, nono e décimo período do curso, buscando conhecer a formação empreendedora dos discentes de Farmácia. Depois do levantamento de dados iniciou-se a construção da discussão conforme análise de discurso proposta por Fiorin. Neste contexto, a partir das contradições existentes, possibilitou-se chegar a quatro categorias empíricas: Conceito de empreendedorismo, características do perfil empreendedor, contato com empreendedorismo na graduação, importância da abordagem do empreendedorismo na graduação. Conclui-se que há dicotomias em relação à descrição dos acadêmicos quanto ao perfil empreendedor, pois em geral não se reconhecem empreendedores embora apresentem características propensas a futuros empreendedores de negócios e/ou empreendedores sociais de sucesso.
Abstract: Restrictions in the trainings during the undergraduate interferes in the development of the entrepreneur profile of the graduating students of pharmacy, which justify the necessity of research on this area under the perspective of paradigmatic changes in the labor market that help the professionals. This research has as aim of to characterize the entrepreneur profile of the graduating students of pharmacy. That is about a exploratory-descriptive study of a qualitative predominant view, methodologically based on historical materialism and dialectic. The research was realized with thirteen students of the course of pharmacy of UFCG - campus Cuité-PB, during the eighth, ninth and tenth period, in order to know the entrepreneurial profile of the students. After the data collection started the creating of discussions according evaluation of discuss proposed by Fiorin. In this context, from the existing contradictions, was found four empirical categories: concept of entrepreneurship, behavior of entrepreneur profile, contact with entrepreneurship in the undergraduate degree, importance of the entrepreneurship approach in undergraduate studies. It can be concluded that there are dichotomies about the descriptions of the academics about the entrepreneur profile, because in general it is not recognize entrepreneurs although they have features likely to be an entrepreneur of business and/or social of successful in the future. Keywords: research centers of education in the health area; students of pharmacy; Entrepreneurship.
???metadata.dc.description.resumen???: Las limitaciones formativas interfieren en el desarrollo del perfil emprendedor del estudiantes graduados de farmacia, lo que justifica la necesidad de estudios en esta área al perspectiva de los cambios de paradigma en el mercado laboral que ayudan Profesionales. Este estudio tiene como objetivo caracterizar el perfil emprendedor de los estudiantes licenciados en farmacia. Este es un estudio exploratorio-descriptivo de la naturaleza. predominantemente cualitativo, metodológicamente basado en el materialismo histórico y dialéctico. La encuesta se realizó con trece estudiantes del Curso de Farmacia de UFCG - campus Cuité-PB, cursando el octavo, noveno y décimo período del curso, buscando conocer el formación emprendedora de estudiantes de Farmacia. Después de la recopilación de datos la construcción de la discusión se inició según el análisis del discurso propuesto por Fiorin. En esto contexto, a partir de las contradicciones existentes, fue posible llegar a cuatro categorías empíricos: Concepto de emprendimiento, características del perfil emprendedor, contacto con el espíritu empresarial en la graduación, la importancia del enfoque empresarial en Graduado universitario. Se concluye que existen dicotomías en relación a la descripción de los académicos respecto a la perfil emprendedor, ya que los emprendedores generalmente no son reconocidos a pesar de que presentan características propensas a futuros emprendedores comerciales y / o emprendedores sociales Éxito.
Keywords: Educação
Estudantes de farmácia
Enfermagem
Education
Pharmacy students
Nursing
Educación
Estudiantes de farmacia
Enfermería
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7423
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA DAYANE BATISTA FERNANDES - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2017.pdfAmanda Dayane Batista Fernandes - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2017394.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.