Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7434
Title: A caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG.
Other Titles: The characterization of dropout and the main obstacles faced by undergraduate students of the Undergraduate Chemistry course at campus CFP-UFCG.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Robernildo Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES, Luciano Leal de Morais.
Keywords: Química;Evasão - ensino superior;Discentes;Chemistry;Dropout - higher education;Students
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Robernildo Rodrigues. A caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A evasão escolar é tema recorrente em todos os níveis de ensino. Especificamente no nível superior observar-se claramente essa premissa nos cursos das Ciências Exatas. Por esta razão este trabalho surgiu de um desejo de analisar quais motivos levam a evasão e buscar subsídios para entender os problemas enfrentados pelos alunos no curso de Licenciatura em Química do CFP-UFCG campus de Cajazeiras. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de coletar teorias de autores que estudam o tema, para isso foram consultados, livros e artigos científicos. Logo após preparou-se o questionário o qual foi aplicado a 26 discentes evadidos de maneira a abordar os seguintes fatores: econômicos, sociais e desenvolvimento acadêmico. A pesquisa é considerada de campo e é empregada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema para o qual se busca uma resposta. Em seguida, verificou-se que os alunos de todos os períodos desde sua implantação em 2011.1, até a última turma que ingressou em 2016.1, foram investigados, sendo que a admissão no curso ocorre uma vez por ano. Constatou-se que a disciplina que os discentes sentiram maior dificuldade foi Cálculo Diferencial e Integral I, pois se obteve uma porcentagem de 69% do universo da pesquisa. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que uma alternativa viável para o melhor andamento do curso seria a implantação na grade curricular de uma disciplina de Matemática básica.
Abstract: School dropout is a recurring theme at all levels of education. Specifically at the higher level this premise is clearly observed in the Exact Sciences courses. For this reason this work arose from a desire to analyze which reasons lead to dropout and to seek subsidies to understand the problems faced by students in the undergraduate chemistry course at CFP-UFCG campus of Cajazeiras. Initially, a bibliographic research was carried out, in order to collect theories from authors who study the theme, for this, books and scientific articles were consulted. Soon after the questionnaire was prepared which was applied to 26 evaded students in order to address the following factors: economic, social and academic development. Research is considered field research and is used to obtain information and knowledge about a problem for which an answer is sought. Then, it was found that students from all periods since its implementation in 2011.1, until the last class that joined in 2016.1, were investigated, and admission to the course occurs once a year. It was found that the discipline that the students felt the most difficult was Differential and Integral Calculus I, because it obtained a percentage of 69% of the research universe. From the obtained results it is possible to conclude that a viable alternative for the best course progress would be the implementation in the curriculum of a basic Mathematics discipline.
Keywords: Química
Evasão - ensino superior
Discentes
Chemistry
Dropout - higher education
Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7434
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERNILDO RODRIGUES NUNES TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfRobernildo Rodrigues Nunes. TCC. Licenciatura em Química 2017319.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.