Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1219196897916388pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.description.resumoA evasão escolar é tema recorrente em todos os níveis de ensino. Especificamente no nível superior observar-se claramente essa premissa nos cursos das Ciências Exatas. Por esta razão este trabalho surgiu de um desejo de analisar quais motivos levam a evasão e buscar subsídios para entender os problemas enfrentados pelos alunos no curso de Licenciatura em Química do CFP-UFCG campus de Cajazeiras. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de coletar teorias de autores que estudam o tema, para isso foram consultados, livros e artigos científicos. Logo após preparou-se o questionário o qual foi aplicado a 26 discentes evadidos de maneira a abordar os seguintes fatores: econômicos, sociais e desenvolvimento acadêmico. A pesquisa é considerada de campo e é empregada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema para o qual se busca uma resposta. Em seguida, verificou-se que os alunos de todos os períodos desde sua implantação em 2011.1, até a última turma que ingressou em 2016.1, foram investigados, sendo que a admissão no curso ocorre uma vez por ano. Constatou-se que a disciplina que os discentes sentiram maior dificuldade foi Cálculo Diferencial e Integral I, pois se obteve uma porcentagem de 69% do universo da pesquisa. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que uma alternativa viável para o melhor andamento do curso seria a implantação na grade curricular de uma disciplina de Matemática básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleA caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractSchool dropout is a recurring theme at all levels of education. Specifically at the higher level this premise is clearly observed in the Exact Sciences courses. For this reason this work arose from a desire to analyze which reasons lead to dropout and to seek subsidies to understand the problems faced by students in the undergraduate chemistry course at CFP-UFCG campus of Cajazeiras. Initially, a bibliographic research was carried out, in order to collect theories from authors who study the theme, for this, books and scientific articles were consulted. Soon after the questionnaire was prepared which was applied to 26 evaded students in order to address the following factors: economic, social and academic development. Research is considered field research and is used to obtain information and knowledge about a problem for which an answer is sought. Then, it was found that students from all periods since its implementation in 2011.1, until the last class that joined in 2016.1, were investigated, and admission to the course occurs once a year. It was found that the discipline that the students felt the most difficult was Differential and Integral Calculus I, because it obtained a percentage of 69% of the research universe. From the obtained results it is possible to conclude that a viable alternative for the best course progress would be the implementation in the curriculum of a basic Mathematics discipline.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7434
dc.date.accessioned2019-09-27T16:01:30Z
dc.date.available2019-09-27
dc.date.available2019-09-27T16:01:30Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEvasão - ensino superiorpt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectDropout - higher educationpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Robernildo Rodrigues.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe characterization of dropout and the main obstacles faced by undergraduate students of the Undergraduate Chemistry course at campus CFP-UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Robernildo Rodrigues. A caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERNILDO RODRIGUES NUNES TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfRobernildo Rodrigues Nunes. TCC. Licenciatura em Química 2017319.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.