Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7435
Title: Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos.
Other Titles: Development and application of didactic games for the teaching of hydrocarbons.
???metadata.dc.creator???: LIMA, João Paulo Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
Keywords: Ensino de química - segundo grau;Jogos didáticos;Hidrocarbonetos;Química orgânica - ensino e aprendizagem;Chemistry Education - High School;Educational games;Hydrocarbons;Organic Chemistry - Teaching and Learning
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, João Paulo Ferreira. Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Os documentos oficiais que regem a educação básica, e de modo especial o ensino de química, nível médio, enfatizam a necessidade de mudanças que venham aprimorar o processo de ensino/aprendizagem e a emancipação do sujeito. No entanto, essas mudanças são efetivadas a partir do momento que o paradigma do ensino tradicional é rompido e/ou aberto para a inserção de novas ferramentas metodológicas. O presente trabalho intitulado “Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Didáticos para o Ensino da Nomenclatura de Hidrocarbonetos” teve por objetivo o desenvolvimento de dois Jogos Didáticos (JD), o de caráter físico utilizou-se papel A4 para confeccionar as cartas o digital foi desenvolvido no software Powerpoint, que possam ser utilizados pelos docentes de Química na abordagem do conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos. Os JD foram aplicados para 28 alunos do primeiro período (2018.1) do curso de licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários semiestruturados, e os dados foram transcritos em figuras e tabelas. Os resultados foram expressivos e animadores, pois o público envolvido na pesquisa mostrou- se entusiasmado com a experiência, vivenciada com a utilização dos JD, todos os 28 pesquisados responderam que vão utilizar os JD nas aulas de química quando vierem a ser professores.
Abstract: The official documents governing basic education, and especially the teaching of chemistry, medium level, emphasize the need for changes that will improve the teaching / learning process and the emancipation of the subject. However, these changes are effective when the paradigm of traditional education is broken and / or opened for the insertion of new methodological tools. The present work entitled “Development and Application of Didactic Games for Teaching the Nomenclature of Hydrocarbons ”aimed at the development of two Didactic Games (JD), the character was used A4 paper to make the cards the digital was developed in the Powerpoint software that can be used by Chemistry nomenclature content of hydrocarbons. The JD were applied to 28 students from (2018.1) of the Chemistry Degree Course of the Professors of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Its about a descriptive research with qualitative and quantitative approach. Data collection took place through semi-structured questionnaires, and the data were transcribed in figures and tables. The results were expressive and encouraging because the public involved in the research showed enthusiastic about the experience of using JD, all 28 respondents answered that they will use the JD in chemistry classes when they become teachers.
Keywords: Ensino de química - segundo grau
Jogos didáticos
Hidrocarbonetos
Química orgânica - ensino e aprendizagem
Chemistry Education - High School
Educational games
Hydrocarbons
Organic Chemistry - Teaching and Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7435
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
JOÃO PAULO FERREIRA LIMA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf934.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.