Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. P. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1802771084737515pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.description.resumoOs documentos oficiais que regem a educação básica, e de modo especial o ensino de química, nível médio, enfatizam a necessidade de mudanças que venham aprimorar o processo de ensino/aprendizagem e a emancipação do sujeito. No entanto, essas mudanças são efetivadas a partir do momento que o paradigma do ensino tradicional é rompido e/ou aberto para a inserção de novas ferramentas metodológicas. O presente trabalho intitulado “Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Didáticos para o Ensino da Nomenclatura de Hidrocarbonetos” teve por objetivo o desenvolvimento de dois Jogos Didáticos (JD), o de caráter físico utilizou-se papel A4 para confeccionar as cartas o digital foi desenvolvido no software Powerpoint, que possam ser utilizados pelos docentes de Química na abordagem do conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos. Os JD foram aplicados para 28 alunos do primeiro período (2018.1) do curso de licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários semiestruturados, e os dados foram transcritos em figuras e tabelas. Os resultados foram expressivos e animadores, pois o público envolvido na pesquisa mostrou- se entusiasmado com a experiência, vivenciada com a utilização dos JD, todos os 28 pesquisados responderam que vão utilizar os JD nas aulas de química quando vierem a ser professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe official documents governing basic education, and especially the teaching of chemistry, medium level, emphasize the need for changes that will improve the teaching / learning process and the emancipation of the subject. However, these changes are effective when the paradigm of traditional education is broken and / or opened for the insertion of new methodological tools. The present work entitled “Development and Application of Didactic Games for Teaching the Nomenclature of Hydrocarbons ”aimed at the development of two Didactic Games (JD), the character was used A4 paper to make the cards the digital was developed in the Powerpoint software that can be used by Chemistry nomenclature content of hydrocarbons. The JD were applied to 28 students from (2018.1) of the Chemistry Degree Course of the Professors of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Its about a descriptive research with qualitative and quantitative approach. Data collection took place through semi-structured questionnaires, and the data were transcribed in figures and tables. The results were expressive and encouraging because the public involved in the research showed enthusiastic about the experience of using JD, all 28 respondents answered that they will use the JD in chemistry classes when they become teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7435
dc.date.accessioned2019-09-27T16:07:32Z
dc.date.available2019-09-27
dc.date.available2019-09-27T16:07:32Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de química - segundo graupt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry Education - High Schoolpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHydrocarbonspt_BR
dc.subjectOrganic Chemistry - Teaching and Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, João Paulo Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and application of didactic games for the teaching of hydrocarbons.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, João Paulo Ferreira. Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
JOÃO PAULO FERREIRA LIMA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf934.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.