Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7445
Title: Uso da Química Verde com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) nas aulas de Química Ambiental.
Other Titles: Use of Green Chemistry focusing on science, technology, society and environment (CTSA) in Environmental Chemistry classes.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Marcella Ferreira Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PORTELA, Fernando Antônio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIEIRA, Gilberto Fernandes.
Keywords: Química verde;Ensino de química;Resultados;Química Ambiental;Aprendizagem;Green chemistry;Chemistry teaching;Results;Environmental Chemistry;Learning
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Marcella Ferreira Alves de. Uso da Química Verde com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) nas aulas de Química Ambiental. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A Química Verde, também conhecida como química limpa é um tipo de prevenção de poluição causada por atividades na área de química. Visando, incluir está temática na disciplina de tópicos em química ambiental, aplicou-se questionário prévio e uma cruzada para avaliar a aprendizagem dos alunos sobre a Química Verde. Buscando introduzir Química Verde nas aulas de tópicos em química ambiental, de modo a contemplar aspectos que levam em conta a saúde humana e o meio ambiente. Foi aplicada uma aula que começou com a história da “Química Verde” mostrando tópicos relacionados como, conceitos, evolução, princípios, aplicações e o uso dos catalisadores, foram aplicados questionários e uma palavra cruzada. Da análise dos resultados, pode-se concluir que a maioria dos alunos conceituou a Química Verde, mostrando ter uma compreensão sobre o contexto e sua utilização, assim como também pode-se melhorar a aprendizagem dos mesmos. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, quanto às palavras cruzadas os alunos mostraram bastante interesse.
Abstract: Green Chemistry, also known as clean chemistry is a type of pollution prevention caused by activities in the field of chemistry. Aiming to include this subject in the discipline of topics in environmental chemistry, applied a previous questionnaire and a crusade to evaluate students' learning about Green Chemistry. Seeking to introduce Green Chemistry in classes of topics in environmental chemistry, in order to contemplate aspects that take into account human health and the environment. It was applied a class that began with the history of "Green Chemistry" showing related topics such as concepts, evolution, principles, applications and the use of catalysts, questionnaires and a cross word were applied. From the analysis of the results, it can be concluded that the majority of the students conceptualized the Green Chemistry, showing an understanding about the context and its use, as well as it can improve the learning of the same ones. The development of the ludic aspect facilitates learning, personal, social and cultural development, as for the crossword puzzle students showed a lot of interest.
Keywords: Química verde
Ensino de química
Resultados
Química Ambiental
Aprendizagem
Green chemistry
Chemistry teaching
Results
Environmental Chemistry
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7445
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELLA FERREIRA ALVES DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfMarcella Ferreira Alves de Lima. TCC. Licenciatura em Química 2017299.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.