Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
Title: A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.
Other Titles: Learner modeling in computer learning environments based on problem solving activities.
???metadata.dc.creator???: COUTINHO, Luciano Reis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Evandro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BITTENCOURT, Guilherme.
Keywords: Modelagem do Aprendiz;Inteligência Artificial;Arquitetura MATHEMA;Ambientes de Aprendizagem por Computador;Sistema Tutor - Agentes MATHEMA;Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA;Apprentice Modeling;Artificial Intelligence;MATHEMA Architecture;Computer Learning Environments;Tutor System - MATHEMA Agents;Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents
Issue Date: May-1999
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
???metadata.dc.description.resumo???: 0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz.
Abstract: The aim of this dissertation is to specify the learner modeling process for tutor agents of the MATHEMA architect ure. MATHEMA architecture is a framework for the development of computer learning environments based on problem solving activities. The specification is done following two lines of action. First, the establishment of general directions for learner modeling in MATHEMA agents. Such directions summarize what informations about the learners can be modeled: how to represent, acquire and maintain these informations in learner model: and mainly, what decisions can be made by MATHEMA agents having a student model. Second, the definition of a particular Learner Modeling System to be used in MATHEMA agents. This Learner Modeling- System is specified by means of VDM-SL formal specification language. Its main features are: (1) the learner model representation done by an overlay of MATHEMA agents Tutor System Curriculum: (2) the acquisition of informations done by a model tracing process based on problem resolution; (3) the student model maintenance done by a maintenance process on fuzzy overlay models. Finally, it is shown how the Learner Model System represented, acquired and maintained informations can effectively be used by MATHEMA agents Tutor System during selection of problems to be passed to learners.
Keywords: Modelagem do Aprendiz
Inteligência Artificial
Arquitetura MATHEMA
Ambientes de Aprendizagem por Computador
Sistema Tutor - Agentes MATHEMA
Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA
Apprentice Modeling
Artificial Intelligence
MATHEMA Architecture
Computer Learning Environments
Tutor System - MATHEMA Agents
Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANO REIS COUTINHO - DISSERTAÇÃO PPGCC 1999.pdfLuciano Reis Coutinho - Dissertação PPGCC 1999. 22.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.