Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482
Title: A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia.
Other Titles: Human sexuality and its interfaces with the biology textbook.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Josué Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, José Deomar de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Carla Rossana Araújo da.
Keywords: Sexualidade;Livro didático;Tema transversal;Sexuality;Textbook;Cross Theme
Issue Date: 16-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A análise de livros didáticos (LDs) é um procedimento que, além de verificar sua adequação ao uso escolar segundo determinados critérios, busca elucidar ou problematizar um assunto, geralmente pertinente, dentro de um determinado contexto social. Com intuito de identificar conteúdos que subsidiem a abordagem, inserção e/ou ampliem a discussão do tema transversal orientação sexual, cotidianamente na sala de aula, esta pesquisa apresenta a análise da Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composta por três livros do 10 ao 30 ano do ensino médio. O estudo foi dividido em duas etapas cada uma com dois momentos sequenciais: na primeira etapa buscou-se subsídio teórico sobre o tema transversal orientação sexual, seguido por uma análise da coleção de livros didáticos; A segunda etapa iniciou-se com a identificação nos LDs de quaisquer materiais que fizessem menção aos eixos norteadores dos PCNS de tema transversal (Corpo: matriz da sexualidade, Relações de Gênero e Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids). Os conteúdos foram organizados em quadros categorizadas segundo o volume e depois de acordo com os eixos aos quais faziam inferências. Por fim foi sugerido algumas modalidades didáticas seguidas por uma quadro onde foram colocados seis conteúdos escolhidos aleatoriamente dentre os selecionados previamente e para cada um foi sugerida uma metodologia facilitadora e algumas possíveis abordagens transversais para o conteúdo dantes meramente biológico. A temática em estudo foi percebida ao longo dos três volumes da Coleção, excetuando uma unidade de um dos volumes sem contemplar conteúdo a respeito da sexualidade humana.
Abstract: The textbook’s analyzes is a procedure that, besides to verify itself adequacy to scholar use, aims to clarify or problematize a subject in a certain social context. With an intention of identify contents that support the approach, insert and/or expanding the discussion about the cross-cutting theme of sexual orientation in the classroom. Therefore, this research presents an analysis of the Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composed by three books from 1st to 3rd of high school. From this, this study was divided into two parts, each one in a sequential moment: in the first step sought theoretical support about the cross-cutting theme sexual orientation, followed by an analysis of the textbook collection; The second step began with the identification, in the textbooks, of any material related to The National Curricular Parameters of cross-cutting theme (Body: Matrix of Sexuality, Gender Relations and Sexually Transmitted Diseases / Aids). The contents were organized according to the volume and then according to the axes to which they made inferences. Finally, it was suggested some teaching methods followed by a table to which were placed six contents chosen randomly from the previously selected ones and for each one was suggested a facilitating methodology and some possible transversal approaches for the content before merely biological. The theme under study was perceived throughout the three volumes of the Collection, except for a unit of one of the volumes that did not contemplate the content regarding human sexuality.
Keywords: Sexualidade
Livro didático
Tema transversal
Sexuality
Textbook
Cross Theme
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÂNGELA FERREIRA DE SOUZA SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfRosângela Ferreira de Souza Santos. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. 972.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.