Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7484
Title: Conhecimento empreendedor dos graduandos de nutrição.
Other Titles: Entrepreneurial knowledge of nutrition students.
Conocimientos emprendedores de estudiantes de licenciatura en nutrición.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Joanda Manoela Muniz dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARRETO, Anne Jaquelyne Roque.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FALCONE, Ana Paula Mendonça.
Keywords: Nutrição;Estudantes;Empreendedorismo;Nutrition;Students;Entrepeneuship;Nutrición;Estudiantes;Emprendimiento
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Joanda Manoela Muniz dos. Conhecimento empreendedor dos graduandos de nutrição. 2017. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendorismo há muito tempo vem sendo objeto de estudo devido a sua função importante no desenvolvimento social, pessoal, econômico e também por ser um campo de estudo amplo que visa gerar novas oportunidades, produtos e serviços. O processo de ensino para o desenvolvimento do perfil empreendedor do graduando na área da saúde vai além do conhecimento teórico do tema, deve ser uma construção de habilidades e atitudes que compõe o sujeito empreendedor. As condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento precisam de empreendedores que as aproveitam e que, através de sua liderança, capacidade e de seu perfil, coordenem o processo de desenvolvimento, sobretudo na área da saúde o empreendedor cria e determina valores para indivíduos e para a sociedade no seu campo atuante. Este estudo teve o objetivo de conhecer o perfil empreendedor dos graduandos do curso de nutrição e referente opinião dos mesmos sobre o tema, observando como a formação acadêmica contribui para a formação do perfil empreendedor. Trata-se de um estudo de natureza predominantemente qualitativa baseada metodologicamente no materialismo histórico dialético. A pesquisa realizada com graduandos do curso de nutrição no sexto e sétimos períodos, da Universidade Federal de Campina Grande em Cuité, na Paraíba. Depois do levantamento de dados iniciou-se a análise do material empírico pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Neste contexto a partir das contradições existentes, possibilitou-se chegar a essência do concreto pensado, visualizando cinco categorias: Conceito de Empreendedorismo, Conhecimento acerca de Caractéristicas do Perfil Empreendedor, Influência da Graduação no Perfil Empreendedor, Visão Positiva do Mercado de Trabalho e Empreendedorismo na Graduação. Este estudo possibilitou conhecer o perfil empreendedor dos graduandos da área da saúde especificamente os graduandos do curso de nutrição no sexto e sétimo períodos elucidando qual opinião dos graduandos de nutrição referente ao empreendedorismo e como a formação acadêmica contribui para a formação do perfil empreendedor dos graduandos. Este estudo possibilitou elucidar a importância de um ensino empreendedor ativo nas instituições de ensino superior moldando as possíveis características de potenciais empreendedores e permitindo discussões abrangentes ao graduando para, enquanto profissional, optar criticamente pelas oportunidades do mercado de trabalho.
Abstract: Entrepreneurship has long been studied because of its important role in social, personal, economic development and also because it is a broad field of study that aims to generate new opportunities, products and services. The teaching process for the development of the entrepreneur profile of the graduate in the area of health goes beyond the theoretical knowledge of the subject, must be a construction of skills and attitudes that make up the entrepreneur. Environmental conditions conducive to development need entrepreneurs who take advantage of them and who, through their leadership, capacity and profile, coordinate the development process, especially in the area of health, the entrepreneur creates and determines values for individuals and society in the Field. This study aimed to know the entrepreneurial profile of the undergraduate students of the nutrition course and their opinion on the subject, observing how the academic formation contributes to the formation of the entrepreneurial profile. It is a study of a predominantly qualitative nature methodologically based on dialectical historical materialism. The research carried out with undergraduate students of the course of nutrition in the sixth and seventh periods, Federal University of Campina Grande in Cuité, Paraíba. After the data collection, the empirical material analysis was started by the discourse analysis technique proposed by Fiorin. In this context, based on the existing contradictions, it was possible to arrive at the essence of the concrete thought, visualizing five categories: Entrepreneurship Concept, Characteristics of the Entrepreneurial Profile, Influence of Graduation in Entrepreneurial Profile, Positive Vision of the Labor Market and Entrepreneurship in Graduation. This study made it possible to know the entrepreneurial profile of the undergraduate students in the health area specifically the undergraduate students of the nutrition course in the sixth and seventh periods, elucidating the opinion of the undergraduate students about nutrition and how the academic training contributes to the graduation profile. This study made it possible to elucidate the importance of an active entrepreneurial education in higher education institutions, shaping the potential characteristics of potential entrepreneurs and allowing broad discussions to the graduating to, as a professional, to opt critically for the opportunities of the labor Market.
???metadata.dc.description.resumen???: El emprendimiento ha sido durante mucho tiempo objeto de estudio por su importante papel en el desarrollo social, personal, económico y también porque es un amplio campo de estudio que tiene como objetivo generar nuevas oportunidades, productos y servicios. El proceso de enseñanza para el desarrollo del perfil emprendedor de los egresados ​​en el área de la salud va más allá del conocimiento teórico de la asignatura, debe ser una construcción de habilidades y actitudes que componen la asignatura emprendedora. Las condiciones ambientales favorables al desarrollo necesitan emprendedores que las aprovechen y que, a través de su liderazgo, capacidad y perfil, coordinen el proceso de desarrollo, especialmente en el área de la salud, el emprendedor crea y determina valores para las personas y la sociedad en el su campo de actuación. Este estudio tuvo como objetivo conocer el perfil emprendedor de los estudiantes de pregrado en el curso de nutrición y su opinión sobre el tema, observando cómo la formación académica contribuye a la formación del perfil emprendedor. Es un estudio predominantemente cualitativo, metodológicamente basado en el materialismo histórico dialéctico. La investigación se llevó a cabo con estudiantes de pregrado del curso de nutrición en el sexto y séptimo período, en la Universidad Federal de Campina Grande en Cuité, Paraíba. Tras la recogida de datos, se analizó el material empírico mediante la técnica de análisis del discurso propuesta por Fiorin. En este contexto, a partir de las contradicciones existentes, se pudo llegar a la esencia del pensamiento concreto, vislumbrando cinco categorías: Concepto de Emprendimiento, Conocimiento sobre las Características del Perfil Emprendedor, Influencia de la Graduación en el Perfil Emprendedor, Visión Positiva del Trabajo. Mercado y Emprendimiento en Licenciatura Universitaria. Este estudio permitió conocer el perfil emprendedor de los estudiantes de pregrado en el área de la salud, específicamente de los egresados ​​del curso de nutrición en el sexto y séptimo período, dilucidando qué opinión de los estudiantes de pregrado en nutrición con respecto al emprendimiento y cómo la formación académica contribuye a la formación del emprendedor. perfil de los estudiantes de pregrado. Este estudio permitió dilucidar la importancia de una educación emprendedora activa en las instituciones de educación superior, dando forma a las posibles características de los potenciales emprendedores y permitiendo discusiones integrales para que el pregrado, como profesional, elija críticamente las oportunidades en el mercado laboral.
Keywords: Nutrição
Estudantes
Empreendedorismo
Nutrition
Students
Entrepeneuship
Nutrición
Estudiantes
Emprendimiento
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7484
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANDA MANOELA MUNIZ DOS SANTOS - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2017.pdfJoanda Manoela Muniz dos Santos - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2017365.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.