Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, F. I.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7119864616050189pt_BR
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.-
dc.contributor.advisor1IDFEITOSA, A. A. F. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2631933490596587pt_BR
dc.contributor.referee1BARRETO, Aparecida de Lourdes Paes.-
dc.contributor.referee2BARROS, José Deomar de Souza.-
dc.description.resumoEnsinar ciências, na atualidade, constitui-se em um desafio na educação básica, especificamente, no ensino fundamental. A maneira de ensinar e de aprender ciências é um dilema encontrado na maioria das escolas. O modelo tradicional de ensino, ainda utilizado nas instituições educativas, contribui para manter a educação descontextualizada e fragmentada quanto à abordagem dos conteúdos disciplinares. O objetivo desta pesquisa foi compreender a instrumentalização como uma estratégia metodológica, facilitadora da aprendizagem. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa cuja estratégia se pautou na pesquisa bibliográfica, exploratória e participante. Envolveu duas turmas de Ciências no ensino fundamental de uma escola municipal no Estado da Paraíba. O percurso metodológico ocorreu em fases distintas e inter-relacionadas: fizemos um levantamento bibliográfico junto a periódicos da CAPES, publicados entre os anos de 2000 a 2014, nos quais investigamos as concepções acerca do ensino de ciências; em seguida, no espaço escolar, estudamos aspectos pedagógicos e de infraestrutura escolar, bem como, as demandas à instrumentalização do ensino de ciências. Organizamos um plano didático pedagógico de intervenção com oficinas temáticas mediadas por modalidades diversificadas durante seis aulas. Os resultados mostraram que a instrumentação do Ensino de Ciências facilita a aprendizagem, uma vez que desenvolve a curiosidade e promove a participação dos alunos nas aulas, permitindo um estudo contextualizado do conhecimento científico. Entendemos que as limitações e fragilidades do ensino podem ser superadas pela dinamização das aulas. Ao mesmo tempo impõe aos docentes de Ciências a responsabilidade de inovar suas aulas, buscando metodologias atrativas e eficientes para, assim, contribuir para construção de aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleA instrumentalização no ensino de ciências como estratégia metodológica facilitadora de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2015-11-24-
dc.description.abstractTeaching science nowadays constitutes a challenge regarding basic education, specifically in the elementary teaching. The way to teach as well as to learn science is the dilemma found in most schools. The traditional model of teaching, still used in the educational institutions, contributes to maintaining education decontextualized and fragmented as to the approach of the subject contents. The aim of this piece of research was to understand the instrumentation as a facilitating methodological strategy of learning. The research was guided by the qualitative approach whose strategy was based on the bibliographical, exploratory and participative research. It involved two science groups of the elementary teaching of a municipal school in the state of Paraíba. The methodological route occurred in two distinct and interrelated phases: a bibliographical survey was carried out in the CAPES journals, published between 2000 and 2014, in which the conceptions about science teaching were investigated; afterwards, in the school environment, pedagogical and school infrastructural aspects as well as the demands to instrumentation of science teaching were studied. A didactical and pedagogical plan of intervention was organized with thematic workshops mediated by diversified modalities during six classes. The results showed that the instrumentation of science teaching facilitates learning, once it boosts the curiosity and promotes the students´ participation in the classes, enabling a contextualized study of scientific knowledge. Teaching constraints and fragilities can be overcome by making the classes dynamic. At the same time, they impose the science teachers the responsibility of innovating their classes, seeking thus attractive and efficient methodologies for contributing to an effective learning construction.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7489-
dc.date.accessioned2019-09-30T12:27:00Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-09-30T12:27:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCiência - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumentalização metodológica - ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience - study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMethodological Instrumentation - Science Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Firmino Inácio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe instrumentalization in science teaching as a methodological strategy that facilitates learning.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Firmino Inácio de. A instrumentalização no ensino de ciências como estratégia metodológica facilitadora de aprendizagem. 2015. 139f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
FIRMINO INÁCIO DE SOUZA. MONOGRAFIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CFP 2015.pdf980.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.