Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502
Title: Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
Other Titles: Chemical terminology in pounds: diagnosis of the teaching process for deaf students.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Nathalia Bento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, Everton Vieira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES, Luciano Leal de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Egle Katarinne Souza da.
Keywords: Química - educação inclusiva;Ensino de química - estudantes surdos;Alfabetização cientifica;Educação inclusiva;Chemistry - Inclusive Education;Chemistry Education - Deaf Students;Scientific literacy;Inclusive education
Issue Date: 21-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba.
Abstract: The studies carried out by this research had as proposal of investigation the deficits and limitations of the inclusive teaching of Chemistry for deaf students and the accomplishment of their scientific literacy through their natural language, which is known as LIBRAS. The research is divided in two moments and had as a focus to show how much studies focused on the teaching process to these students is scarce, aiming to relate the small amount of scientific works on the subject to the conditions in which these students are immersed in the school context. For this, a bibliographical review was carried out in the Química Nova na Escola journal about articles dealing with the Chemistry teaching process to non-listeners, as well as a set of semi-structured interviews carried out in a school located in the city of Cajazeiras, state of Paraíba.
Keywords: Química - educação inclusiva
Ensino de química - estudantes surdos
Alfabetização cientifica
Educação inclusiva
Chemistry - Inclusive Education
Chemistry Education - Deaf Students
Scientific literacy
Inclusive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
NATHALIA BENTO RAMOS. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf649.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.