Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.contributor.referee1LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria Kamylla e Silva Xavier de.
dc.description.resumoLecionar a disciplina de Química fazendo uso de sua história é de suma importância para a vida de qualquer indivíduo pelo fato dessa metodologia poder propiciar uma compreensão mais ampla de conceitos e fatos que marcaram e marcam a história da ciência. Nessa perspectiva, metodologias alternativas surgem como instrumentos de aperfeiçoamento da prática docente na vida dos graduandos dessa área do conhecimento. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante, realizada com graduandos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande no campus de Cajazeiras interior do estado da Paraíba e teve como objetivo principal compreender as perspectivas dos graduandos do referido curso em relação a sua prática profissional futura, com especificidade no âmbito da utilização da história da Química como ferramenta metodológica em sala de aula. Realizou-se de início uma pesquisa bibliográfica para obtenção de embasamento teórico e metodológico, bem como a aplicação de um questionário e por fim o desenvolvimento de uma metodologia alternativa por parte dos graduandos pesquisados juntamente com alunos da Educação Básica. Foi discutido a respeito dos desafios e contribuições que o uso da História da Química como vertente metodológica pode trazer para a prática profissional futura de graduandos em Química, bem como seu papel de mediadora no processo de ensino e aprendizagem. Ao final do trabalho observa-se que a formação consolidada de professores de química aptos e conscientes da importância da diversificação metodológica utilizando conceitos e preceitos históricos, juntamente com os anseios dos alunos da Educação básica por aulas dinâmicas e atrativas, pode evoluir a aprendizagem de ambos, rompendo assim a visão de que a disciplina em questão é monótona e difícil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleA história da química e a formação inicial de professores: um caso particular.pt_BR
dc.date.issued2018-12-17
dc.description.abstractTeaching the discipline of Chemistry making use of its history is of paramount importance to the life of any individual because the methodology can provide a broader understanding of concepts and facts that have marked and mark the history of science. In this perspective, alternative methodologies appear as tools to improve the teaching practice in the life of undergraduates in this area of knowledge. The present work is a qualitative and participatory research carried out with undergraduate students of the Chemistry Degree Course of the Federal University of Campina Grande on the campus of Cajazeiras interior of the state of Paraíba and its main objective was to understand the perspectives of undergraduates in relation to their future professional practice, with specificity in the scope of the use of the History of Chemistry as a methodological tool in the classroom. A bibliographical research was carried out to obtain a theoretical and methodological basis, as well as the application of a questionnaire and finally the development of an alternative methodology by the undergraduates researched together with students of Basic Education. It was discussed about the challenges and contributions that the use of the History of Chemistry as a methodological aspect can bring to the future professional practice of undergraduate students in Chemistry, as well as their role of mediator in the teaching and learning process. At the end of the study it is observed that the consolidated formation of chemistry teachers apt and aware of the importance of methodological diversification using historical concepts and precepts, together with the basic education students' wishes for dynamic and attractive classes, can evolve the learning of both, thus breaking the view that the discipline in question is monotonous and difficult.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7507
dc.date.accessioned2019-09-30T15:26:34Z
dc.date.available2019-09-30
dc.date.available2019-09-30T15:26:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da químicapt_BR
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry historypt_BR
dc.subjectAlternative Methodologiespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Wagney Willian Pereira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe history of chemistry and initial teacher education: a particular case.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Wagney Willian Pereira de. A história da química e a formação inicial de professores: um caso particular. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
WAGNEY WILLIAN PEREIRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf732.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.