Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7516
Title: O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química.
Other Titles: The use of virtual learning objects in the teaching of chemical kinetics.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Egle Katarinne Souza da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
Keywords: Cinética química;Objetos virtuais de aprendizagem;Banco Internacional de Objetos Educacionais;Chemical kinetics;Virtual Learning Objects;International Bank for Educational Objects
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Egle Katarinne Souza da. O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: De acordo com as Leis Diretrizes e Bases para o ensino médio o conteúdo de Cinética Química é lecionado no segundo ano do ensino médio. Dada a relevância deste conteúdo para a compreensão de certos fenômenos químicos é fundamental que os alunos consigam assimilar de maneira eficiente todas as definições inerentes a esta temática. A presente pesquisa foi desenvolvida na preocupação de identificar o conhecimento prévio do público envolvido sobre a Cinética Química, bem como proporcionar uma aprendizagem significativa, através da utilização de dois objetos virtuais de aprendizagem, disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para abordagem deste conteúdo. Participaram da pesquisa 13 alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras- PB. Para coleta de dados aplicou-se dois questionários. O primeiro para identificar o embasamento teórico do público envolvido referente ao conteúdo abordado, e o segundo para analisar a aceitabilidade dos alunos frente após a utilização dos dois objetos virtuais de aprendizagem trabalhados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, quantitativa, qualitativa, estudo de caso, como também uma pesquisa-ação. Os resultados confirmam que todos os alunos se identificaram com os recursos digitais utilizados e afirmaram que estes contribuíram para uma melhor compreensão do assunto abordado.
Abstract: According to the Laws Guidelines and Bases for high school the content of Kinetics Chemistry is taught in the second year of high school. Given the relevance of this content to Understanding certain chemical phenomena is critical for students to be able to assimilate efficiently all the definitions inherent to this theme. The present research was concern to identify the prior knowledge of the public Chemical Kinetics, as well as providing meaningful learning through the use of two virtual learning objects provided by the International Bank of Educational Objects to approach this content. 13 students participated in the research from the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, located in Cajazeiras-PB. For data collection two questionnaires were applied. The first to identify the theoretical basis of the audience involved regarding the content addressed, and the second to analyze the acceptability of the students ahead after using the two objects. virtual learning systems worked. As for the methodological procedures, it is a matter of a bibliographical, descriptive, quantitative, qualitative research, case study, as well as an action research. The results confirm that all students identified with their digital resources used and stated that they contributed to a better understanding of the subject covered.
Keywords: Cinética química
Objetos virtuais de aprendizagem
Banco Internacional de Objetos Educacionais
Chemical kinetics
Virtual Learning Objects
International Bank for Educational Objects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7516
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2016.pdfEgle Katarinne Souza da Silva. TCC. Licenciatura em Química 2016549.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.