Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869987622346680pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da .pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com as Leis Diretrizes e Bases para o ensino médio o conteúdo de Cinética Química é lecionado no segundo ano do ensino médio. Dada a relevância deste conteúdo para a compreensão de certos fenômenos químicos é fundamental que os alunos consigam assimilar de maneira eficiente todas as definições inerentes a esta temática. A presente pesquisa foi desenvolvida na preocupação de identificar o conhecimento prévio do público envolvido sobre a Cinética Química, bem como proporcionar uma aprendizagem significativa, através da utilização de dois objetos virtuais de aprendizagem, disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para abordagem deste conteúdo. Participaram da pesquisa 13 alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras- PB. Para coleta de dados aplicou-se dois questionários. O primeiro para identificar o embasamento teórico do público envolvido referente ao conteúdo abordado, e o segundo para analisar a aceitabilidade dos alunos frente após a utilização dos dois objetos virtuais de aprendizagem trabalhados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, quantitativa, qualitativa, estudo de caso, como também uma pesquisa-ação. Os resultados confirmam que todos os alunos se identificaram com os recursos digitais utilizados e afirmaram que estes contribuíram para uma melhor compreensão do assunto abordado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleO uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAccording to the Laws Guidelines and Bases for high school the content of Kinetics Chemistry is taught in the second year of high school. Given the relevance of this content to Understanding certain chemical phenomena is critical for students to be able to assimilate efficiently all the definitions inherent to this theme. The present research was concern to identify the prior knowledge of the public Chemical Kinetics, as well as providing meaningful learning through the use of two virtual learning objects provided by the International Bank of Educational Objects to approach this content. 13 students participated in the research from the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, located in Cajazeiras-PB. For data collection two questionnaires were applied. The first to identify the theoretical basis of the audience involved regarding the content addressed, and the second to analyze the acceptability of the students ahead after using the two objects. virtual learning systems worked. As for the methodological procedures, it is a matter of a bibliographical, descriptive, quantitative, qualitative research, case study, as well as an action research. The results confirm that all students identified with their digital resources used and stated that they contributed to a better understanding of the subject covered.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7516
dc.date.accessioned2019-09-30T15:58:52Z
dc.date.available2019-09-30
dc.date.available2019-09-30T15:58:52Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectObjetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectBanco Internacional de Objetos Educacionaispt_BR
dc.subjectChemical kineticspt_BR
dc.subjectVirtual Learning Objectspt_BR
dc.subjectInternational Bank for Educational Objectspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Egle Katarinne Souza da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of virtual learning objects in the teaching of chemical kinetics.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Egle Katarinne Souza da. O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2016.pdfEgle Katarinne Souza da Silva. TCC. Licenciatura em Química 2016549.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.