Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, F. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338396170260003pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo, a Matemática na Educação Infantil, buscando compreender a/s concepção/ões dos docentes no que diz respeito ao processo de ensino- aprendizagem desta área do conhecimento. Nesta perspectiva, o objetivo geral é analisar como ocorre o processo de Educação Matemática e qual/is concepção/ões possue/m os docentes de Educação Infantil acerca deste ensino. Trazendo como problema central da pesquisa a seguinte questão: Como desenrola-se a Educação Matemática a partir da/s concepção/ões dos docentes de Educação Infantil, numa creche municipal de Lavras da Mangabeira-CE, especificamente nas turmas do Infantil V? Para tanto, a pesquisa se caracterizou de natureza predominantemente qualitativa, através de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, os quais foram aplicados com a professora regente da turma observada e com a coordenadora pedagógica da instituição pesquisada. Subsequentemente, os dados foram avaliados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as práticas de ensino utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática, o planejamento, o acompanhamento pedagógico e os princípios de ensino das entrevistadas. Os resultados desta pesquisa revelam uma certa preocupação por parte de nós, futuros pedagogos, no que se diz respeito ao cenário organizacional de práticas pedagógicas que foi encontrado durante a coleta de dados. O ensino da matemática decorre de estruturações tradicionalistas por parte das educadoras, que restringem os saberes prévios das crianças, tratando-as como meros seres oprimidos, que estão em sala de aula como receptores do conhecimento. As educadoras demonstram ainda que têm consciência da importância do uso de metodologias concretas para facilitar o aprendizado, porém, a acomodação é um fator que dificulta a utilização desses recursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino.pt_BR
dc.date.issued2018-12-07
dc.description.abstractThis work has the object of study Mathematics in Child Education, research in education and/or education in the field of knowledge. In this perspective, the general objective is to analyze how the process of Mathematics Education occurs and what conceptions teachers from Child Education have about this kind of teaching. Bringing the following question as a central problem of the research: How is Mathematics Education developed from the conceptions of the teachers of Early Childhood Education, in a municipal nursery in Lavras da Mangabeira-CE, specifically in the classes of Infantil V (child level V)? To do so, the research was characterized by a predominantly qualitative nature, through a field research, with the observation and semi-structured interview as instruments of data collection, which were applied with the teacher regent of the group observed and with the pedagogical coordinator of the institution. To do so, the research was characterized by a predominantly qualitative nature, through a field research, with the observation and semi-structured interview as instruments of data collection, which were applied with the teacher regent of the group observed and with the pedagogical coordinator of the institution. Subsequently, the data were evaluated from the content analysis, observing the teaching practices used for the teaching-learning process of Mathematics Education, the planning, the pedagogical accompaniment and the teaching principles of the interviewees. The results of this research reveal a certain concern on our part, future educators, regarding the organizational scenario of pedagogical practices that was found during the data collection. The teaching of mathematics derives from traditionalist structures on the part of educators, who restrict the prior knowledge of children, treating them as mere oppressed beings, who are in the classroom as recipients of knowledge. These educators also show that they are aware of the importance of using concrete methodologies to facilitate learning, but accommodation is a factor that makes it difficult to use these resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519
dc.date.accessioned2019-09-30T16:13:32Z
dc.date.available2019-09-30
dc.date.available2019-09-30T16:13:32Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática - educação infantilpt_BR
dc.subjectMatemática - ensino - aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - early childhood educationpt_BR
dc.subjectMath - teaching - learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Fabrícia Duarte.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical education for children in kindergarten V: reflecting teaching practices.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fabrícia Duarte. A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRÍCIA DUARTE RODRIGUES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2018.pdfFabrícia Duarte Rodrigues. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2018.988.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.