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Title: “Longe de casa, há mais de uma semana ...”: o estresse entre discentes que moram longe da família.
Other Titles: “Away from home for over a week ...”: Stress among students living far from family.
“Longe de casa, há mais de uma semana ...”: o estresse entre discentes que moram longe da família.
???metadata.dc.creator???: PITOMBEIRA, Bruna Damara Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SARAIVA, Alynne Mendonça.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINTO, Rayssa Muniz Naftaly.
Keywords: Estresse Fisiológico;Estresse Psicológico;Enfermagem;Relações Familiares;Physiological Stress;Psychological Stress;Nursing;Family Relations;Estrés fisiológico;Estrés psicológico;Enfermería;Relaciones familiares
Issue Date: 26-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PITOMBEIRA, Bruna Damara Gonçalves. “Longe de casa, há mais de uma semana ...”: o estresse entre discentes que moram longe da família. 2016. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A Organização Mundial de Saúde (OMS) pontua que o estresse ocasiona problemas psicológicos, mas também reflete no corpo do individuo, trazendo sintomas psicossomáticos. Ao ingressar na universidade, alguns estudantes acabam por desenvolver estresse e ansiedade diante de todas as mudanças pessoais, sociais e econômicas que envolvem esse novo contexto. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar o estresse entre os discentes de enfermagem que convivem com família e aqueles que moram distantes do seio familiar. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, de cunho comparativo, realizado na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité – Paraíba. A amostra foi de 41% dos discentes matriculados no Curso de Bacharelado de Enfermagem da citada instituição. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, e também o Instrumento de Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem validado por Costa e Polak (2008). Os dados foram coletados entre os meses de Julho e Agosto de 2016 e analisados entre Agosto e Setembro do referido ano, juntamente com o questionário, para que se pudesse traçar o perfil dos alunos e compará-los. Depois foram tabulados e discutidos à luz da literatura. Observou-se que os estudantes que estão longe da família se dizem sentir-se mais estressados. Os mesmos também apresentam maiores níveis de estresse em situações ligadas às atividades práticas, a administração do tempo, enquanto os que têm maior convívio com a família se sentem mais estressados com as atividades teóricas do curso. Em ambos os grupos o futuro profissional se tornou um fator estressante. Os principais sintomas apresentados pelos estudantes foram ansiedade, cefaleia, roer unha, náuseas, sudorese entre outros que foram menos citados e os enfrentamentos que os mesmo apontaram para evitar, aliviar ou sanar estes sintomas foram ouvir musica, comer, dormir, conversar, atividades de lazer e assistir programas/séries/filmes e atividades físicas estavam entre os mais citados.
Abstract: The World Health Organization (WHO) points that stress leads to psychological problems, but also reflected in the individual's body, bringing psychosomatic symptoms. To go to college, some students end up developing stress and anxiety before all the personal, social and economic changes involving this new context. This study aimed to characterize the stress among nursing students living with family and those who live far from the family environment. This is a quanti study of comparative nature, held at the Federal University of Campina Grande campus Cuité - Paraiba. The sample was 41% of students enrolled in the Nursing Degree Course of this institution. Data collection was conducted through a questionnaire, and also the stress assessment instrument Nursing Students validated by Costa and Polak (2008). Data were collected between July and August 2016 and analyzed between August and September of that year, along with the questionnaire, so that one could trace the profile of the students and compare them. They were then tabulated and discussed in light of literature. It was observed that students who are away from their families say they feel more stressed. They also have higher levels of stress in situations linked to practical activities, time management, while those who are more contact with family feel more stressed with the theoretical course activities. In both groups the professional future became a stressor. The main symptoms presented by the students were anxiety, headache, nail biting, nausea, sweating among others that were less cited and the confrontations that even pointed to avoid, alleviate or cure these symptoms were listening to music, eating, sleeping, talking, leisure activities and watch programs / series / movies and physical activities were among the most frequently cited.
???metadata.dc.description.resumen???: La Organización Mundial de la Salud (OMS) señala que el estrés provoca problemas psicológicos, pero también se refleja en el cuerpo del individuo, provocando síntomas psicosomáticos. Al ingresar a la universidad, algunos estudiantes terminan desarrollando estrés y ansiedad debido a todos los cambios personales, sociales y económicos que conlleva este nuevo contexto. Así, este estudio tuvo como objetivo caracterizar el estrés entre los estudiantes de enfermería que viven con sus familias y los que viven lejos de sus familias. Se trata de un estudio comparativo cuantitativo y cualitativo, realizado en la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité - Paraíba. La muestra estuvo conformada por el 41% de los estudiantes matriculados en el Curso de Licenciatura en Enfermería de la mencionada institución. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario y también del Instrumento de Evaluación del Estrés en Estudiantes de Enfermería validado por Costa y Polak (2008). Los datos se recolectaron entre los meses de julio y agosto de 2016 y se analizaron entre agosto y septiembre de ese año, junto con el cuestionario, para que se pudiera dibujar y comparar el perfil de los estudiantes. Luego fueron tabulados y discutidos a la luz de la literatura. Se observó que los estudiantes alejados de su familia dicen sentirse más estresados. También presentan mayores niveles de estrés en situaciones relacionadas con actividades prácticas y gestión del tiempo, mientras que quienes tienen más contacto con la familia se sienten más estresados ​​con las actividades teóricas del curso. En ambos grupos, el futuro profesional se convirtió en un factor estresante. Los principales síntomas que presentaron los estudiantes fueron ansiedad, dolor de cabeza, morderse las uñas, náuseas, sudoración, entre otros menos mencionados y los enfrentamientos que señalaron para evitar, aliviar o remediar estos síntomas fueron escuchar música, comer, dormir, hablar, las actividades de ocio y el visionado de programas / series / películas y las actividades físicas se encuentran entre las más citadas.
Keywords: Estresse Fisiológico
Estresse Psicológico
Enfermagem
Relações Familiares
Physiological Stress
Psychological Stress
Nursing
Family Relations
Estrés fisiológico
Estrés psicológico
Enfermería
Relaciones familiares
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7523
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