Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7529
Title: Direito de acompanhamento ao parto: conhecimento e concepção de gestantes.
Other Titles: Right to accompany childbirth: knowledge and conception of pregnant women.
Derecho al acompañamiento al parto: conocimiento y concepción de la gestante.
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Érica Dionisia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TRIGUEIRO, Janaína von Söhsten
???metadata.dc.contributor.referee1???: HENRIQUES, Amanda Haissa Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Joseane da Rocha Dantas.
Keywords: Gestante;Lei do acompanhante;Parto;Pregnant;Accompanying Law;Childbirth;Embarazada;Ley de compañera
Issue Date: 15-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Érica Dionisia de. Direito de acompanhamento ao parto: conhecimento e concepção de gestantes. 2017. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A gestação, o parto e nascimento são marcados por sentimentos profundos, dentro dos quais existem a criação de vínculos com a mãe-bebê-família. A lei 11.108 de 7 de abril de 2005 foi promulgada para garantir o direito à gestante de ter um acompanhante de sua escolha no processo de parturição. Diante dessa premissa, objetivou-se analisar o conhecimento da referida Lei na perspectiva de gestantes multíparas em acompanhamento pré-natal. Trata-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva sob a óptica de uma abordagem qualitativa, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde da Família da zona rural da cidade de Cuité-PB. A amostra estudada foi composta por oito (08) gestantes multíparas em acompanhamento pré-natal. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e junho do corrente ano. O material empírico foi analisado a partir do dispositivo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo e discutido à luz da literatura pertinente. No que diz respeito à caracterização sociodemográfica evidencia-se que a maioria das gestantes possui faixa etária média entre dezenove a trinta e oito anos, vive em união não oficializada e apresenta ensino médio completo. Quanto aos dados obstétricos, a maioria apresenta cinco ou mais gestações e todas iniciaram o pré-natal ainda no primeiro trimestre gestacional. Conformaram-se quatro quadros contendo as Ideias Centrais, as quais foram estabelecidas em consonância a análise dos discursos obtidos. Essas foram nomeadas, respectivamente, como: O sim solitário e O não plural; Tranquilidade e segurança, Fiscalização e Nervosismo; Boa experiência; Suporte emocional. Frente ao resultados constatou-se a existência de uma carência de conhecimento sobre a Lei 11.108/2005 por parte das gestantes entrevistadas. Apenas uma delas afirmou ter a experiência de um acompanhante durante o processo de parturição e ressaltou que o mesmo desempenha um papel de suma importância. Evidencia-se que para mudar a prática em relação ao nascimento é preciso humanizar a assistência desde o pré-natal. Porém, essa transformação deve começar pelos profissionais de saúde, sendo evidente a necessidade de sensibilizá-los para que possam oferecer maiores informações às parturientes e seus familiares sobre seus direitos. Recomenda-se que durante as consultas de pré-natal seja criado um espaço para promover ações educativas de maneira interativa e dinâmica, com a finalidade de proporcionar as gestantes um melhor conhecimento e aprendizado relacionados ao processo de gestar e parir. Ressalta-se, ainda, a necessidade de inserir os acompanhantes na assistência desde o pré-natal, para que os mesmos compreendam sua verdadeira função.
Abstract: Gestation, childbirth, and birth are marked by deep feelings within which bonding with the mother-baby-family exists. Law 11,108 of April 7, 2005 was promulgated to guarantee the right of the pregnant woman to have a companion of her choice in the parturition process. In view of this premise, the objective was to analyze the knowledge of this Law from the perspective of multiparous pregnant women in prenatal care. This is an exploratory-descriptive study under the perspective of a qualitative approach, developed in Basic Units of Family Health in the rural area of the city of Cuité-PB. The study sample consisted of eight (08) multiparous pregnant women in prenatal care. Data collection occurred between May and June of this year. The empirical material was analyzed from the methodological device of the Discourse of the Collective Subject and discussed in the light of the pertinent literature. With regard to the sociodemographic characterization, it is evident that the majority of pregnant women have an average age range from nineteen to thirty-eight years, live in an unorganized union and have complete secondary education. As for obstetrical data, the majority have five or more pregnancies and all started prenatal care in the first trimester of pregnancy. Four tables containing the Central Ideas were established, which were established in agreement with the analysis of the speeches obtained. These were named, respectively, as: the solitary yes and the non plural; Tranquility and security, Surveillance and Nervousness; Good experience; Emotional support. In view of the results, there was a lack of knowledge about Law 11,108 / 2005 on the part of the pregnant women interviewed. Only one of them said that they had the experience of a chaperone during the parturition process and emphasized that it plays a very important role. It is evident that to change the practice in relation to the birth it is necessary to humanize the assistance from the prenatal one. However, this transformation must begin with the health professionals, and the need to sensitize them so that they can provide more information to the parturients and their relatives about their rights is evident. It is recommended that during the prenatal consultations a space is created to promote educational actions in an interactive and dynamic way, in order to provide pregnant women with a better knowledge and learning related to the process of gestating and giving birth. It is also necessary to include the accompanying persons in the care from the prenatal period, so that they understand their true function.
???metadata.dc.description.resumen???: El embarazo, el parto y el parto están marcados por sentimientos profundos, dentro de los cuales existe la creación de vínculos con la madre-bebé-familia. La Ley 11.108 de 7 de abril de 2005 fue promulgada para garantizar el derecho de las mujeres embarazadas a tener un acompañante de su elección en el proceso de parto. Dada esta premisa, el objetivo fue analizar el conocimiento de los mencionados Derecho desde la perspectiva de gestantes multíparas en prenatal. Es un estudio exploratorio-descriptivo desde la perspectiva de un enfoque cualitativo, desarrollado en Unidades Básicas de Salud de la Familia en el área rural de la ciudad de Cuité-PB. La muestra estudiada estuvo constituida por ocho (08) gestantes multíparas en pre Navidad. La recolección de datos se llevó a cabo entre mayo y junio de este año. El material empírico fue analizado desde el dispositivo metodológico del Discurso del Sujeto Colectivo y discutido a la luz de la literatura relevante. Respecto a la caracterización sociodemográfica es evidente que la mayoría de las mujeres embarazadas tienen una edad promedio entre diecinueve y treinta y ocho años, vive en una unión no oficial y ha completado la escuela secundaria. En cuanto a los datos obstetricia, la mayoría tiene cinco o más embarazos y todas comenzaron la atención prenatal en el primer trimestre del embarazo. Se formaron cuatro tablas que contienen las Ideas Centrales, que se establecieron en línea con el análisis de los discursos obtenidos. éstas eran nombrados, respectivamente, como: el solitario sim y el plural no; Tranquilidad y seguridad, Vigilancia y nerviosismo; Buena experiencia; Soporte emocional. Frente a los resultados se constató que existe un desconocimiento de la Ley 11.108 / 2005 por parte de de las embarazadas entrevistadas. Solo uno de ellos afirmó tener la experiencia de un acompañante durante el proceso del parto y destacó que juega un papel de gran importancia. Es evidente que para cambiar la práctica en relación al nacimiento es necesario humanizar la atención desde la atención prenatal. Sin embargo, esta transformación debe comenzar con el profesionales de la salud, siendo evidente la necesidad de sensibilizarlos para que puedan ofrecer más información a las parturientas y sus familias sobre sus derechos. Recomienda si que durante las consultas prenatales se crea un espacio para promover acciones educativas de manera interactiva y dinámica, con el fin de brindar a las embarazadas una mejor conocimientos y aprendizajes relacionados con el proceso de gestación y parto. Es de destacar, además, la necesidad de incluir a los cuidadores en la atención prenatal, para que comprender su verdadera función.
Keywords: Gestante
Lei do acompanhante
Parto
Pregnant
Accompanying Law
Childbirth
Embarazada
Ley de compañera
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem Obstétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7529
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRICA DIONISIA DE LACERDA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2017.pdfÉrica Dionisia de Lacerda - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20171.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.