Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA, Jaqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumoO presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe present work, which has as its thematic guiding axis the environment in the first segment of primary education and its main objective is to identify how the approach to environmental issues in the classroom so that later we can reflect on the pedagogical practices related to this theme. The motivation for this research arose from personal interests, since I work as Technician in Environment at the Secretariat of Rural Development and Environment of the municipality of Cajazeiras - PB, having a special concern with Education issues School environment, from the perspective of transversality. With a view to achieving the proposed objectives, the present work presents a historical rescue of the first environmental education activities in Brazil and worldwide, as well as analysis of the National Curriculum Parameters (NCP) about their positioning in dealing with environmental issues. From this understanding was performed a field research at the Cecília Estolano Municipal Elementary School Meireles, located in the city of Cajazeiras, in which questionnaires were used, applied teachers from 1st to 5th grade of this institution, in order to understand what the methodological approach and the process of teaching environment learning. Subsequently, a reflective analysis of these practices is performed in relation to the proposals launched by the NCPs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541
dc.date.accessioned2019-10-01T10:15:56Z
dc.date.available2019-10-01
dc.date.available2019-10-01T10:15:56Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMeio ambiente e educaçãopt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Vanisse Rolim Vieira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe environment as a transversal theme: an analysis of teachers' conception of first of Cajazeiras, PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANISSE ROLIM VIEIRA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfVanisse Rolim Vieira Silva. TCC Licenciatura em Geografia. 2014489.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.