Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, I. G. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359989456927950pt_BR
dc.contributor.advisor1NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.-
dc.contributor.advisor1IDSARAIVA, Alynne Mendonçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Priscilla Maria Castro.-
dc.contributor.referee2CERQUEIRA, Ana Carolina Dantas Rocha.-
dc.description.resumoA deficiência intelectual é uma condição crônica de saúde e de grande importância para saúde pública, visto que traz sérias repercussões à vida da criança e de suas cuidadoras. Esta pesquisa teve como objetivo: conhecer como se desenvolve o cuidado às crianças e/ou adolescentes fora do CAPSi. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com tipologia descritivo-exploratória, realizada no período de maio a setembro de 2016, com oito cuidadoras de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no CAPSi, situado em Campina Grande –PB. O material coletado por meio de uma entrevista semi-estruturada foi interpretado com base na técnica de análise de conteúdo. A partir da criação da categoria temática: “O Cuidado à Criança e ao adolescente com deficiência intelectual”, foi observado que as os fatores sócio-econômicos das cuidadoras influenciam diretamente no cuidado bem como no entendimento das mesmas sobre o diagnóstico da doença. Além do CAPSi, o cuidado a criança é realizado em âmbito educacional e familiar e entre as dificuldades relatadas pelas cuidadoras estiveram: as limitações da própria doença, a sobrecarga no cuidado e o preconceito. Acredita-se que diante dos entraves e das possibilidades de cuidado apresentadas, os profissionais de saúde que acompanham a criança e a família poderiam desenvolver estratégias que oferecessem maior suporte aos cuidadores principais, principalmente buscando uma relação dialógica com a família para tentar minimizar as dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleAlém do CAPS: entraves e possibilidades no cuidado à criança/adolescente com deficiência intelectual.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractIntellectual disability is a chronic health condition and of great importance to public health, as it has serious repercussions for the lives of children and their caregivers. This research aimed to: know how care is developed for children and / or adolescents outside of CAPSi. This is a field research of qualitative approach with descriptive-exploratory typology, conducted from May to September 2016, with eight caregivers of children and adolescents with intellectual disabilities in CAPSi, located in Campina Grande -PB. The material collected through a semi-structured interview was interpreted based on the content analysis technique. From the creation of the thematic category: “Care for Children and Adolescents with Intellectual Disabilities”, it was observed that the socioeconomic factors of the caregivers directly influence the care as well as their understanding of the diagnosis of the disease. In addition to CAPSi, child care is performed in an educational and family context and the difficulties reported by the caregivers were: the limitations of the disease itself, the burden of care and prejudice. It is believed that given the barriers and possibilities of care presented, health professionals who accompany the child and family could develop strategies that would provide greater support to the main caregivers, especially seeking a dialogical relationship with the family to try to minimize the difficulties.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7549-
dc.date.accessioned2019-10-01T10:53:49Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-01T10:53:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectAssistência Integral a Saúdept_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectComprehensive Health Carept_BR
dc.subjectIntellectual disabilitypt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectTeenagerpt_BR
dc.subjectSalud mental-
dc.subjectAtención Integral de Salud-
dc.subjectDiscapacidad intelectual-
dc.subjectNiño-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Isis Giselle Medeiros da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeyond CAPS: barriers and possibilities in the care of children / adolescents with intellectual disabilities.pt_BR
dc.title.alternativeAdemás de CAPS: obstáculos y posibilidades en la atención de niños / adolescentes con discapacidad intelectual.-
dc.identifier.citationCOSTA, Isis Giselle Medeiros da. Além do CAPS: entraves e possibilidades no cuidado à criança/adolescente com deficiência intelectual. 2016. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenLa discapacidad intelectual es una condición de salud crónica y de gran importancia para la salud pública, ya que tiene graves repercusiones en la vida de los niños y sus cuidadores. Esta investigación tuvo como objetivo: conocer cómo se desarrolla la atención a la niñez y / o adolescencia fuera del CAPSi. Se trata de una investigación de campo con abordaje cualitativo con tipología descriptivo-exploratoria, realizada de mayo a septiembre de 2016, con ocho cuidadores de niños y adolescentes con discapacidad intelectual del CAPSi, ubicado en Campina Grande –PB. El material recolectado a través de una entrevista semiestructurada fue interpretado con base en la técnica de análisis de contenido. A partir de la creación de la categoría temática: “Atención a Niños y Adolescentes con Discapacidad Intelectual”, se observó que los factores socioeconómicos de los cuidadores influyen directamente en el cuidado así como en su comprensión del diagnóstico de la enfermedad. Además del CAPSi, el cuidado infantil se realiza en un contexto educativo y familiar y entre las dificultades reportadas por los cuidadores se encuentran: las limitaciones de la propia enfermedad, la carga del cuidado y el prejuicio. Se cree que, dados los obstáculos y posibilidades de cuidado presentados, los profesionales de la salud que acompañan al niño y a la familia podrían desarrollar estrategias que ofrezcan un mayor apoyo a los principales cuidadores, especialmente buscando una relación dialógica con la familia para tratar de minimizar las dificultades.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISIS GISELLE MEDEIROS DA COSTA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2016.pdfIsis Giselle Medeiros da Costa - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2016374.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.