Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTEIXEIRA, R. Z.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9995674501203332pt_BR
dc.contributor.advisor1NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva .-
dc.contributor.advisor1IDNAGASHIMA, MENDONÇA ALYNNE.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Luciana Maria Pereira de.-
dc.contributor.referee1NUNES, Waleska de Brito.-
dc.description.resumoAs possibilidades de ações de cuidado que podem ser desenvolvidas no CAPS envolvem atividades terapêuticas e sociais. Essas atividades são pautadas em práticas inclusivas, e devem ser realizadas de fato junto com o usuário (e não somente para o usuário), adquirindo importância fundamental por possibilitar o aprendizado progressivo, priorizando a autonomia do sujeito e contrastando-se com as práticas do modelo de cuidado. Nessa direção, o projeto de extensão popular “Mãos que Colhem e Criam: A horta e a arte no CAPS como ferramenta para inclusão social” veio a desenvolver oficinas terapêuticas com enfoque na arteterapia, no manejo da terra e sementes e em atividades corporais, vislumbrando a integração dos indivíduos. Assim, o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivida em um projeto de extensão popular interdisciplinar envolvendo horta e arte no CAPS, através do relato de experiência de uma extensionista bolsista do curso de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência. Esse relato vai ser aqui exposto em forma de tópicos, seguindo as etapas de metodologia do projeto, sendo elas: 1) Resgatando Conceitos e Construindo Pontes; 2) O Encontro com a Mãe-Terra; 3) Tecendo Saberes; 4) Exposição dos Produtos. O desenvolvimento do referido projeto permitiu à discente e aos usuários a construção de posições protagonistas, por meio de processos conjuntamente construídos, sob uma perspectiva de coparticipação e corresponsabilização direcionada à autonomia e melhora na qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
dc.titleMãos que colhem e criam: Reflexões de uma experiência de extensão popular utilizando a horta e a arte no CAPS como ferramenta para inclusão social.pt_BR
dc.date.issued2017-08-21-
dc.description.abstractThe possibilities for care actions that can be developed in the CAPS involve therapeutic and preventive activities. These activities are based on inclusive practices, and should be carried out in conjunction with the user (and not only for the user), acquiring fundamental importance for enabling progressive learning, prioritizing the autonomy of the subject and contrasting with the practices of the model of traditional care. In this direction, the popular extension project "Hands that Harvest and Create: The Garden and Art in CAPS as a Tool for Social Inclusion" has developed therapeutic workshops focusing on art therapy, soil and seed management and on body activities, glimpsing the integration of individuals. Thus, the present study aims to report the experience lived in an interdisciplinary popular extension project involving vegetable garden and art in the CAPS, through the experience report of an extension student of the nursing course. It is a descriptive study of a qualitative nature in the experience reporting modality. This report will be presented here in the form of topics, following as project methodology steps, being: 1) Rescuing Concepts and Building Bridges; 2) The Meeting with Mother Earth; 3) Weaving Wisdom; 4) Product Exhibition. The development of this project allowed the student and the users to construct protagonist positions, through jointly constructed processes, from a perspective of co-participation and co-responsibility aimed at autonomy and improvement in the quality of life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7551-
dc.date.accessioned2019-10-01T10:56:31Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-01T10:56:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectArteterapiapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectArtterapiapt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectSalud mental-
dc.subjectEnfermería-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTEIXEIRA, Rafaela Zuppardo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHands that harvest and create: Reflections of a popular extension experience using the vegetable garden and art in CAPS as a tool for social inclusion.pt_BR
dc.title.alternativeManos que se juntan y crean: Reflexiones de una experiencia de extensión popular utilizando el huerto y el arte en CAPS como herramienta para la inclusión social.-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Rafaela Zuppardo. Mãos que colhem e criam: Reflexões de uma experiência de extensão popular utilizando a horta e a arte no CAPS como ferramenta para inclusão social. 2017. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLas posibilidades de acciones asistenciales que se pueden desarrollar en CAPS involucran actividades terapéuticas y sociales. Estas actividades se basan en prácticas inclusivas, y en realidad deben realizarse junto con el usuario (y no solo para el usuario), adquiriendo una importancia fundamental para posibilitar el aprendizaje progresivo, priorizando la autonomía del sujeto y contrastando con las prácticas del modelo de cuidado. En esta dirección, el proyecto de extensión popular “Mãos que Colhem e Criam: La huerta y el arte en CAPS como herramienta de inclusión social” vino a desarrollar talleres terapéuticos enfocados en arteterapia, manejo de tierras y semillas y actividades corporales, vislumbrando la integración de los individuos. Así, el presente estudio tiene como objetivo relatar la experiencia vivida en un proyecto interdisciplinario de extensión popular de huerta y arte en CAPS, a través del relato de experiencia de un extensionista becario en el curso de enfermería. Se trata de un estudio descriptivo de carácter cualitativo en forma de relato de experiencia. Este informe se expondrá aquí en forma de temas, siguiendo los pasos de la metodología del proyecto, a saber: 1) Recuperación de conceptos y construcción de puentes; 2) El Encuentro con la Madre Tierra; 3) Tejiendo conocimiento; 4) Exhibición de Productos. El desarrollo de este proyecto permitió a estudiantes y usuarios construir posiciones de liderazgo, a través de procesos construidos en conjunto, bajo una perspectiva de coparticipación y corresponsabilidad orientada a la autonomía y la mejora de la calidad de vida.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA ZUPPARDO TEIXEIRA -TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2017.pdfRafaela Zuppardo Teixeira - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20171.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.