Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, J. S. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891825979893566pt_BR
dc.contributor.advisor1BARRÊTO, Anne Jaquelyne Roque.-
dc.contributor.advisor1IDBARRÊTO, ANNE JAQUELYNE ROQUEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5563384535809994pt_BR
dc.contributor.referee1JUSTINO FILHO, José.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.-
dc.description.resumoSegundo a OMS os acidentes de transporte terrestres (ATT), são um problema de saúde pública em todo o mundo. Estima-se que para o ano de 2020 estes eventos assumirão a terceira causa de morte geral em todo o planeta. Os estados da região nordeste do Brasil possuem altas taxas de mortalidade por esta causa havendo necessidade de aprofundar os estudos com a finalidade de gerar dados que sirvam de base no subsidio de politicas publicas. Objetivos: analisar as características epidemiológicas dos acidentes de trânsito no estado da Paraíba. Método: Trata-se de um estudo observacional descritivo com coleta de dados longitudinal; o cenário da pesquisa foi o estado da Paraíba que tem uma população de 3.766.528 habitantes segundo o CENSO de 2010 realizado pelo IBGE. Para o calculo da taxa de mortalidade utilizou-se a população residente informada no DATASUS para cada ano. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados DATASUS e SIM responsáveis pelo registro de óbitos. Resultados e discussões: A taxa de mortalidade especifica por acidentes de trânsito de veículos movidos a motor, calculada pela divisão do número de óbitos registrado e população residente é usada para mensurar a relevância dos acidentes de trânsito do ponto de vista da saúde pública não refletindo a situação total de violência no trânsito. As regiões de saúde que apresentaram as maiores taxas foram a primeira região com 8,1/ 100.000 habitantes; a decima sexta região de saúde apareceu em segundo lugar com taxa de 7,2/cem mil/hab. Considerações finais: O presente estudo verificou que assim como nos demais estados brasileiros os ATT estão entre as primeiras causas de internamentos e óbitos no estado da Paraíba. Identificou ainda que as principais categorias de risco de irem a óbito são os motociclistas, os ocupantes de automóveis seguidos dos pedestres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titlePerfil de mortalidade dos acidentes de trânsito no Estado da Paraíba 2010 - 2014.pt_BR
dc.date.issued2016-09-20-
dc.description.abstractAccording to WHO land transport accidents (ATT) are a public health problem worldwide. It is estimated that by the year 2020 these events will assume the third leading cause of death worldwide. The states of the northeastern region of Brazil have high mortality rates due to this cause and there is a need to deepen the studies in order to generate data to support public policies. Objectives: To analyze the epidemiological characteristics of traffic accidents in the state of Paraíba. Method: This is a descriptive observational study with longitudinal data collection; The research scenario was the state of Paraíba which has a population of 3,766,528 inhabitants according to the 2010 Census conducted by IBGE. To calculate the mortality rate, the resident population informed in DATASUS was used for each year. Data collection was performed in the DATASUS and SIM databases responsible for recording deaths. Results and discussions: The specific mortality rate from motor vehicle traffic accidents, calculated by dividing the number of deaths recorded and the resident population, is used to measure the relevance of traffic accidents from a public health point of view, not reflecting the total situation of traffic violence. The health regions with the highest rates were the first region with 8.1 / 100,000 inhabitants; The sixteenth health region appeared in second place with a rate of 7.2 / one hundred thousand / inhabitant. Final considerations: The present study found that, as in other Brazilian states, TTA are among the first causes of hospitalization and death in the state of Paraíba. He also identified that the main risk categories of death are motorcyclists, car occupants followed by pedestrians.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7558-
dc.date.accessioned2019-10-01T11:41:26Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-01T11:41:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectRegistro de mortalidadept_BR
dc.subjectCausas externaspt_BR
dc.subjectTraffic-accidentspt_BR
dc.subjectMortality Recordpt_BR
dc.subjectExternal causespt_BR
dc.subjectAccidentes de tráfico-
dc.subjectRegistro de mortalidad-
dc.subjectCausas externas-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, José Simão Trajano do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMortality profile of traffic accidents in the state of Paraíba 2010 - 2014.pt_BR
dc.title.alternativePerfil de mortalidad de los accidentes de tráfico en el estado de Paraíba 2010 - 2014.-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, José Simão Trajano do. Perfil de mortalidade dos acidentes de trânsito no Estado da Paraíba 2010 - 2014. 2016. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenSegún la OMS, los accidentes de transporte terrestre (TT) son un problema de salud pública en todo el mundo. Se estima que para el año 2020 estos eventos asumirán la tercera causa general de muerte a nivel mundial. Los estados de la región noreste de Brasil tienen altas tasas de mortalidad por esta causa, por lo que es necesario profundizar los estudios para generar datos que sirvan de base para subsidiar las políticas públicas. Objetivos: analizar las características epidemiológicas de los accidentes de tránsito en el estado de Paraíba. Método: Se trata de un estudio observacional descriptivo con recolección de datos longitudinales; el escenario de investigación fue el estado de Paraíba, que tiene una población de 3.766.528 habitantes según el CENSO 2010 realizado por el IBGE. Para el cálculo de la tasa de mortalidad se utilizó la población residente informada en DATASUS para cada año. La recolección de datos se realizó en las bases de datos DATASUS y SIM encargadas de registrar las defunciones. Resultados y discusiones: La tasa específica de mortalidad por accidentes de tránsito de vehículos de motor, calculada dividiendo el número de muertes registradas y la población residente, se utiliza para medir la relevancia de los accidentes de tránsito desde el punto de vista de la salud pública sin reflejar la situación total del tránsito. violencia. Las regiones de salud con mayores tasas fueron la primera región con 8,1 / 100.000 habitantes; la decimosexta región de salud quedó en segundo lugar con una tasa de 7,2 / cien mil / habitante. Consideraciones finales: Este estudio encontró que, al igual que en otros estados brasileños, las ITR se encuentran entre las principales causas de hospitalización y muerte en el estado de Paraíba. También identificó que las principales categorías de riesgo de muerte son los motociclistas, los ocupantes del automóvil seguidos por los peatones.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ SIMÃO TRAJANO DO NASCIMENTO - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2016.pdfJosé Simão Trajano do Nascimento - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2016332.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.