Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, B. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2397497259918236pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Carolina Pereira da Cunha.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, C. P. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253725714072482pt_BR
dc.contributor.referee1CERQUEIRA, Ana Carolina Dantas Rocha.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O acompanhamento da saúde da criança pelo profissional enfermeiro é feito desde os primeiros dias de vida e se estende até o 6° ano de idade, o qual é realizado por meio da consulta de puericultura. Este método de acompanhamento prevê um atendimento especifico para cada criança, de modo a cumprir os requisitos propostos pelo Ministério da Saúde (MS) de acordo com as especificidades de cada faixa etária. OBJETIVO: Avaliar o processo de trabalho do enfermeiro durante a consulta de puericultura em crianças na faixa etária de zero a seis meses. CONSIDERAÇÕES METODOLOGIA: Trata-se de um estudo avaliativo de caráter observacional e descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa, que teve como cenário nove UBS’s de um município do interior da Paraíba, compondo uma população censitária de nove enfermeiros. A coleta de dados foi efetuada no período de setembro a outubro de 2017 por meio de análise observacional de três consultas de puericultura em cada UBS, além da aplicação de um formulário estruturado direcionado às enfermeiras responsáveis pelo serviço. RESULTADOS: Após análise dos dados obtidos, observou-se que todas as etapas da consulta de puericultura foram classificadas como parcialmente adequadas mediante comparação estabelecida com o Modelo Lógico, sendo a maior pontuação referente à etapa dos registros, alcançando 67,14%, em contrapartida a etapa destinada à avaliação da rotina de atendimento atingiu 50% do total de pontos, sendo classificada como etapa menos implementada pelos enfermeiros participantes do estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante a análise dos dados obtidos, percebeu-se que a falta de capacitação profissional e a ausência de um protocolo institucional caracterizaram-se como as lacunas mais evidentes referidas pelos enfermeiros, sendo necessário, portanto, a busca por alternativas que amenizem ou sanem estes entraves frente à prestação de cuidados a população infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.titleAvaliação do processo de trabalho do enfermeiro frente à consulta de puericultura.pt_BR
dc.date.issued2017-12-06-
dc.description.abstractINTRODUCTION: The follow up of the health of the child by the nurse professional is done from the first days of life and extends until the 6th year of age, which is carried out through the child care consultation. This method of monitoring provides specific care for each child, in order to meet the requirements proposed by the Ministry of Health (MS) according to the specifics of each age group. OBJECTIVE: To evaluate the nurses' work process during child care consultation in children aged zero to six months. CONSIDERATIONS METHODOLOGY: This is an observational, descriptive, cross-sectional, quantitative-based evaluative study based on nine UBS's from a city in the interior of Paraíba, comprising a census population of nine nurses. Data collection was performed from September to October 2017 through an observational analysis of three childcare consultations in each UBS, as well as the application of a structured form directed to the nurses responsible for the service. RESULTS: After analyzing the data, it was observed that all stages of the child care consultation were classified as partially adequate by means of a comparison established with the Logical Model, being the highest score referring to the registration stage, reaching 67.14%, in contrast the stage destined to the evaluation of the routine of attendance reached 50% of the total of points, being classified as step less implemented by the participating nurses of the study. FINAL CONSIDERATIONS: Given the analysis of the data obtained, it was noticed that the lack of professional qualification and the absence of an institutional protocol were characterized as the most evident gaps mentioned by the nurses, being necessary, therefore, the search for alternatives that ameliorate or these barriers to care for the child population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7588-
dc.date.accessioned2019-10-01T15:46:23Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-01T15:46:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPuericulturapt_BR
dc.subjectAssistência de enfermagempt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectLactentept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectNursing carept_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectInfantpt_BR
dc.subjectcuidado de niños-
dc.subjectcuidado de enfermera-
dc.subjectPrimeros auxilios-
dc.subjectinfantil-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Bruna Mendes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the nurse's treatment process regarding childcare consultation.pt_BR
dc.title.alternativeValoración del proceso de trabajo del enfermero en consultas de puericultura.-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Mendes da. Avaliação do processo de trabalho do enfermeiro frente à consulta de puericultura. 2017. 92fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenINTRODUCCIÓN: El seguimiento de la salud infantil por parte de enfermeras profesionales es elaborada desde los primeros días de vida y se extiende hasta los 6 años de edad, que es realizada por a través de la consulta de puericultura. Este método de seguimiento proporciona un servicio específico para cada niño, con el fin de cumplir con los requisitos propuestos por el Ministerio de Salud (EM) según la especificidad de cada grupo de edad. OBJETIVO: Evaluar la proceso de trabajo de la enfermera durante la consulta de cuidado infantil en niños en el rango edad de cero a seis meses. CONSIDERACIONES METODOLÓGICAS: Este es un estudio evaluación observacional y descriptiva, enfoque transversal y cuantitativo, que tuvo como escenario nueve UBS de un municipio del interior de Paraíba, componiendo una censo de población de nueve enfermeras. La recolección de datos se llevó a cabo en el período de Septiembre a octubre de 2017 a través del análisis observacional de tres consultas de cuidado de niños en cada UBS, además de la aplicación de un formulario estructurado dirigido a enfermeras responsables del servicio. RESULTADOS: Tras analizar los datos obtenidos, Se observó que todas las etapas de la consulta de cuidado infantil se clasificaron como parcialmente adecuado por comparación establecido con el Modelo Lógico, siendo el puntuación más alta para la etapa de récords, alcanzando el 67,14%, en contraste con la etapa destinados a la evaluación de la rutina de asistencia alcanzó el 50% del total de puntos, siendo clasificado como el paso menos implementado por las enfermeras participantes en el estudio. CONSIDERACIONES FINALES: A la vista del análisis de los datos obtenidos, se advirtió que la falta de la formación profesional y la ausencia de un protocolo institucional se caracterizaron como brechas más evidentes reportadas por enfermeras, por lo tanto, es necesario buscar alternativas que alivien o remedien estas barreras a la prestación de atención a población infantil.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA MENDES DA SILVA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2017.pdfBruna Mendes da Silva - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20171.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.