Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7616
Title: Jogo educativo como tecnologia educativa para o processo de ensino - aprendizagem: discurso dos docentes em enfermagem.
Other Titles: Educational game as educational technology for the teaching - learning process: discourse of nursing teachers.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Jorgeanny Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Marcelo Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ASSIS, Luciana Moura de.
Keywords: Enfermagem - ensino;Tecnologias educativas;Jogos educativos;Docentes;Nursing - Teaching;Educational Technologies;Educational Games;Teachers
Issue Date: 8-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Jorgeanny Dantas de. Jogo educativo como tecnologia educativa para o processo de ensino-aprendizagem: discurso dos docentes em enfermagem. 2018. 59f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Observa-se nas Instituições de Ensino Superior (IES) predominância do modelo tradicional de educação, com foco na transmissão de informações de maneira vertical e unidirecional, limitando assim o desenvolvimento de habilidades e o raciocínio crítico dos estudantes, situação esta que favorece o distanciamento com a realidade que envolve a sua profissão. Faz-se necessário, portanto, uma abordagem educativa assertiva, dinâmica, desafiadora e de qualidade com perspectivas problematizadoras, visando o desenvolvimento de habilidades para a obtenção e utilização de novos saberes alinhados com a realidade na qual estão inseridos. As Tecnologias Educativas (TE) são de suma importância nesse processo, uma vez que são ferramentas facilitadoras da aprendizagem, levando o estudante ao desenvolvimento do pensamento crítico e consequentemente ao incentivo a formação de profissional cidadão, visto que possibilita a redução entre o campo teórico e a realidade social. O estudo objetivou analisar o discurso dos docentes em enfermagem acerca jogo educativo como tecnologia educativa para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com doze docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu entre os meses de abril e maio de 2018, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Evidenciou-se que apesar dos docentes terem conhecimento acerca dos JE, ainda há fragilidades na sua utilização, por falta de motivação pessoal do docente e aceitação dos discentes em inovar no processo pedagógico e por fragilidades no processo formativo dos docentes. Também foi constatado que os JE possuem papel imprescindível no processo ensino e aprendizagem, possibilitando ao discente um olhar reflexivo e comprobatório sobre o potencial de aprendizagem que possuem, consolidando assim o processo de aprendizagem. Por fim, as evidências citadas podem ser úteis às discussões sobre o tema, bem como, o desenvolvimento de futuras pesquisas que abordem os JE em outras IES, em outros cursos e até mesmo pesquisas que viabilizem intervenções com a proposta de implementar o uso dessas tecnologias de forma acentuada nas IES e como método proposto nos Projetos Pedagógicos dos cursos.
Abstract: It is observed in Institutions of Higher Education (IHE) predominance of the traditional model of education, focusing on the transmission of information in a vertical and unidirectional way, thus limiting the development of skills and critical thinking of students, a situation that favors distancing with the reality that involves their profession. It is necessary, therefore, an assertive, dynamic, challenging and quality educational approach with problematizing perspectives, aiming the development of skills to obtain and use new knowledge aligned with the reality in which they are inserted. The Educational Technologies (ET) are of paramount importance in this process, since they are tools that facilitate learning, leading the student to the development of critical thinking and consequently to encourage the formation of professional citizen, since it allows the reduction between the theoretical field and the social reality. The study aimed to analyze the discourse of teachers in nursing about educational game as an educational technology for the teaching-learning process. This is a descriptive field study with a qualitative approach, which was carried out with twelve professors of the Nursing course of the Federal University of Campina Grande, campus of Cajazeiras-PB. A semistructured interview was used for data collection, which occurred between April and May 2018, after approval by the Ethics and Research Committee. For the data analysis we chose the Discourse of the Collective Subject (DCS). It was evidenced that although the teachers have knowledge about the EG, there are still weaknesses in their use, there are still weaknesses in their use, due to lack of personal motivation of the teacher and acceptance of students in innovating in the pedagogical process and by weaknesses in the formative process of teachers. It was also verified that the JE have an essential role in the teaching and learning process, allowing the student a reflective and supportive look at their learning potential, thus consolidating the learning process. Finally, the evidence cited can be useful to the discussions on the subject, as well as the development of future research that addresses the EG in other IHE, in other courses and even researches that enable interventions with the proposal to implement the use of these technologies in a major way in IEH and as a method proposed in the Pedagogical Projects of the courses.
Keywords: Enfermagem - ensino
Tecnologias educativas
Jogos educativos
Docentes
Nursing - Teaching
Educational Technologies
Educational Games
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7616
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGEANNY DANTAS DE ARAÚJO. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2018.pdfJorgeanny Dantas de Araújo. Monografia Enfermagem. CFP 2018.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.