Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
Title: Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.
Other Titles: Development of learning objects to assist in teaching the periodic table using Hot potatoes.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA NETO, José Carlos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
Keywords: Química - ensino;Objetos virtuais de aprendizagem;Hot potatoes;Tabela periódica;Chemistry - teaching;Virtual Learning Objects;Periodic table
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA NETO, José Carlos. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Na era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química desenvolveu-se esta pesquisa, com uma visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). No trabalho foram usados os recursos JQuiz, JCloze e JCross para desenvolver três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química.
Abstract: In the age of globalization and information, facing a competitive, dynamic and extremely demanding society, it is necessary for the teacher to become a professional available to improve and adapt his teaching technique and practice. In order to contribute to the improvement of chemistry teaching and also of the other sciences, several new types of exposure of the content inherent to the curriculum have been developed. In particular attention to the teaching of chemistry developed this research, with a different view aims to motivate and enable the improvement in teaching the new demands of students who experience constant changes related to New Information and Communication Technology (NTICs). The present work had as objective the development of Virtual Learning Objects (OVAs), directed to help in the comprehension of the periodic table. As a development platform for OVAs, Hot Potatoes available on the web for free. Hot potatoes, offers six work tools, JQuiz (* .jqz); JMix (* .jmx); JCross (* .jcw); JMatch (* .jmt); JCloze (* .jcl); The Masher (* .jms). In the work were used the resources JQuiz, JCloze and JCross to develop three virtual learning objects. With the application of such OVAs at the Federal University of Campina Grande in the Teacher Training Center, it was found that Hot potatoes is a powerful tool for the development of OVAs to assist in the teaching-learning process of chemistry.
Keywords: Química - ensino
Objetos virtuais de aprendizagem
Hot potatoes
Tabela periódica
Chemistry - teaching
Virtual Learning Objects
Periodic table
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CARLOS VIEIRA NETO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfJosé Carlos Vieira Neto. TCC. Licenciatura em Química 2017472.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.