Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA NETO, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2454043501762184pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.description.resumoNa era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química desenvolveu-se esta pesquisa, com uma visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). No trabalho foram usados os recursos JQuiz, JCloze e JCross para desenvolver três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractIn the age of globalization and information, facing a competitive, dynamic and extremely demanding society, it is necessary for the teacher to become a professional available to improve and adapt his teaching technique and practice. In order to contribute to the improvement of chemistry teaching and also of the other sciences, several new types of exposure of the content inherent to the curriculum have been developed. In particular attention to the teaching of chemistry developed this research, with a different view aims to motivate and enable the improvement in teaching the new demands of students who experience constant changes related to New Information and Communication Technology (NTICs). The present work had as objective the development of Virtual Learning Objects (OVAs), directed to help in the comprehension of the periodic table. As a development platform for OVAs, Hot Potatoes available on the web for free. Hot potatoes, offers six work tools, JQuiz (* .jqz); JMix (* .jmx); JCross (* .jcw); JMatch (* .jmt); JCloze (* .jcl); The Masher (* .jms). In the work were used the resources JQuiz, JCloze and JCross to develop three virtual learning objects. With the application of such OVAs at the Federal University of Campina Grande in the Teacher Training Center, it was found that Hot potatoes is a powerful tool for the development of OVAs to assist in the teaching-learning process of chemistry.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
dc.date.accessioned2019-10-02T16:05:09Z
dc.date.available2019-10-02
dc.date.available2019-10-02T16:05:09Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectObjetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectHot potatoespt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectVirtual Learning Objectspt_BR
dc.subjectPeriodic tablept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA NETO, José Carlos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of learning objects to assist in teaching the periodic table using Hot potatoes.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA NETO, José Carlos. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CARLOS VIEIRA NETO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfJosé Carlos Vieira Neto. TCC. Licenciatura em Química 2017472.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.