Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7635
Title: Um estudo sobre as concepções alternativas acerca do conceito de inércia no ensino médio.
Other Titles: A study of alternative conceptions about the concept of inertia in high school.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, José Robbyslandyo da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOPES, Mirleide Dantas.
Keywords: Ensino de física;Ensino - inércia - física;Física - ensino - aprendizagem;Física - ensino médio;Physics teaching;Teaching - Inertia - Physics;Physics - teaching - learning;Physics - High School
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, José Robbyslandyo da Silva. Um estudo sobre as concepções alternativas acerca do conceito de inércia no ensino médio. 2016. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: As concepções alternativas são muito importantes durante o processo de ensino aprendizagem e por isso muitas pesquisas foram feitas por vários estudiosos durante a segunda metade do século passado. Hoje temos um grande quadro com concepções alternativas sobre vários conteúdos: luz, movimento, energia, dentre outras. O conceito de Inércia que é o conteúdo abordado nesta pesquisa básica não é diferente, sabemos algumas características do pensamento dos/as alunos/as sobre o conceito Inércia, eles/as tendem a pensar em referenciais absolutos, tendem a pensar que cessada a causa cessado o efeito e tendem a relacionar diretamente força e velocidade; essas concepções foram identificadas em outras pesquisas (Saltiel & Malgrange – 1980; Watts & Zylberztajn – 1981; Clements – 1982, 1987, 1991; Thomaz – 1983; Watts – 1983; Champagne, Gunstone & Klopfer - 1983). Esse trabalho teve como hipótese que o contexto da existência histórico-material do/a aluno/a, os fenômenos que observa no seu dia a dia contribuem para a construção de suas concepções alternativas em relação ao conceito científico Inércia. O referido trabalho teve como objetivo geral identificar as concepções alternativas acerca do conceito de inércia, abordado nas aulas de Física, de alunos/as do 3º Ano do Ensino Médio no município de Cajazeiras. O referencial teórico utilizado no trabalho se assenta nas concepções teóricas de Jean Piaget, David Ausubel e Gaston Bachelard, considerados por estudiosos/as como estudos precursores nas investigações sobre as concepções alternativas em indivíduos humanos. O presente trabalho de cunho quáli-quantitativa, trata de um Trabalho de Conclusão do Curso de Física-Licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), situada no município de Cajazeiras, Semiárido Paraibano. Como instrumento de obtenção de informações foi utilizado a aplicação de um questionário semi estruturado. Nesse sentido, foi construído um quadro síntese com as concepções alternativas identificadas: entendem que atua uma força quando observam um movimento; entendem que uma força produz um movimento (cessando a causa, cessa o efeito); entendem que a variação do movimento está relacionada com a atuação ou não de uma força; foi verificado que as concepções alternativas identificadas nesta pesquisa apresentam semelhanças com concepções identificadas em outras pesquisas com essa perspectiva acerca do conceito de Inércia. Portanto, diante das concepções alternativas identificadas e explicitadas neste trabalho, concluímos que é de grande importância a valorização dos conhecimentos anteriores à escola, das concepções alternativas durante o processo de ensino-aprendizagem. A compreensão e valorização dessas concepções poderá contribuir para (re)construção dos conhecimentos relacionados a Física. Acreditamos que esse trabalho poderá contribuir para o/a professor/a da Física no Ensino Médio utilize estratégias metodológicas que objetivem a mudança conceitual considerando essa vertente da Pesquisa em Ensino de Física.
Abstract: The Alternative Conceptions are very important in the process of teaching and learning and so many researches were made by several scholars during the second half of the last century. Today we have a large table with alternative conceptions of various content: light, motion, energy, among others. The concept of Inertia which is the content covered in this basic research is no different, we know some characteristics of student thinking about Inertia concept, they tend to think in absolute referential they tend to think that ceased the cause ceased effect and tend to relate directly force and velocity; these conceptions have been identified in other studies (Saltiel & Malgrange - 1980; Watts & Zylberztajn - 1981; Clements - 1982, 1987, 1991; Thomaz - 1983; Watts - 1983; Champagne, Gunstone & Klopfer - 1983). This work has as hypothesized that the context of existence historical-material from student the phenomena observed in their day to day contribute to the construction of their alternative conceptions on the scientific concept Inertia. This work had as general objective identify the alternative conceptions about the concept of inertia, covered in the physics lessons, of students of the 3rd Year of the High School in the city of Cajazeiras. The theoretical referential used in the work is based on the theoretical concepts of Jean Piaget, David Ausubel and Gaston Bachelard, considered by researchers as forerunners studies in research on alternative conceptions in human individuals. This qualitative and quantitative nature of work, is a Work of Conclusion of Licentiate Degree Course in Physics of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande (CFP/UFCG), in the municipality of Cajazeiras, Semiarid of Paraiba. As an instrument of obtaining information was used to apply a semi-structured questionnaire. In this sense, we built a synthetic table with the alternative conceptions identified: understand that a force acts when they see a movement; They understand that a force produces a motion (ceasing the cause ceases the effect); They understand that the motion variation is related to the actuation or not of a force; it was found that alternative conceptions identified in this study were similar to concepts identified in other studies with this perspective on the concept of inertia. Therefore, with the alternative conceptions identified and explained in this work, we conclude that it is of great importance to recovery of prior knowledge to school, alternative conceptions during the teaching-learning process. The understanding and appreciation of these conceptions can contribute to (re)construction of knowledge related to Physics.We believe that this work could contribute to the teacher of Physics in High School use methodological strategies that aim to conceptual change considering this aspect of Research in Physics Teaching.
Keywords: Ensino de física
Ensino - inércia - física
Física - ensino - aprendizagem
Física - ensino médio
Physics teaching
Teaching - Inertia - Physics
Physics - teaching - learning
Physics - High School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7635
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA.2016.pdfJosé Robbyslandyo da Silva Santos. TCC. Licenciatura em Física.2016. 1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.