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Title: Impactos socioambientais do programa caminhos da Paraíba no município de Coxixola-PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Pedro José Aleixo dos.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: RAMALHO, Ângela Maria Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Mônica Maria Pereira da.
Keywords: Política Pública;Impactos Ambientais;Integração Territorial;Public Policy;Environmental Impacts;Territorial Integration
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, P. J. A. Impactos socioambientais do programa caminhos da Paraíba no município de Coxixola-PB. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/764
???metadata.dc.description.resumo???: No Estado da Paraíba vem sendo realizada a construção e recuperação de rodovias estaduais através do Programa de Infraestrutura Viária Caminhos da Paraíba, uma política pública estadual voltada para integração territorial através de modais rodoviários, colaborando para o estabelecimento de uma nova dinâmica social, econômica e cultural nas regiões contempladas, entretanto, desencadeando impactos negativos significativos sobre o meio ambiente, concorrendo para a degradação da Caatinga. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos socioambientais advindos da pavimentação asfáltica do Programa Caminhos da Paraíba no município de Coxixola – PB. Em função do objeto, a pesquisa foi do tipo exploratória descritiva, com abordagem quantiqualitativa e realizada de março de 2014 a março de 2016. O levantamento de dados foi feito através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, observação direta e registros fotográficos, além da pesquisa bibliográfica em material específico acerca da temática em foco. O lócus social da pesquisa foi o município de Coxixola –PB. Através dos dados, verificou-se que a pavimentação da rodovia PB-200 é uma demanda social local e incentiva o surgimento de novas atividades econômicas, bem como o sentimento de “esperança” por mudanças sociais, contudo, desencadeia impactos negativos sobre ambiente físico, biológico e antropológico, dentre os quais, enfatiza-se: a erosão, desflorestamento da mata nativa da Caatinga e degradação da saúde e segurança da população, os quais confluem para o colapso das diferentes relações sociais e superação da capacidade de suporte dos ecossistema locais. Dessa forma, a implantação do empreendimento rodoviário é viável considerando as demandas e benefícios sociais que provoca, entretanto, preconiza a aplicação de medidas mitigatórias atenuando impactos negativos sobre as diferentes dimensões do ambiente
Abstract: In the state of Paraíba has been carried out the construction and restoration of state roads through the Road Infrastructure Program Paths of Paraíba, a state public policy aimed at regional integration through road modes, contributing to the establishment of a new social dynamics, economic and cultural in the regions covered, however, triggering significant negative impacts on the environment, contributing to the degradation of the Caatinga. This work aims to analyze the social and environmental impacts from the paving of Paraiba Pathways program in the municipality of Coxixola - PB. Depending on the object, the research was descriptive exploratory, with quantitative and qualitative approach and held from March 2014 to March 2016. The data collection was done by applying semistructured interviews, direct observation and photographic records, as well as literature search on specific material on the theme in focus. The social research locus was the city of Coxixola -PB. Through the data, it was found that the paving of the PB-200 highway is a local social demand and encourages the emergence of new economic activities, as well as the feeling of "hope" for social change, however, triggers negative impacts on the physical environment, biological and anthropological, among which is emphasized: erosion, deforestation of native forests Caatinga and degradation of the health and safety of the population, which converge to the breakdown of different social relations and overcoming the carrying capacity of the local ecosystem. Thus, the implementation of the road project is feasible considering the demands and social benefits it brings, however, recommends the implementation of mitigation measures mitigating negative impacts on the different dimensions of the environment.
Keywords: Política Pública
Impactos Ambientais
Integração Territorial
Public Policy
Environmental Impacts
Territorial Integration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Recursos Naturais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/764
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

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