Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7642
Title: Práticas educativas para o empoderamento de cuidados informais de idosos com doença de Alzheimer.
Other Titles: Educational practices for the empowerment of informal care of elderly people with Alzheimer's disease
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Marcelo Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Arydyjany Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREIRE, Roberta de Miranda Henrique.
Keywords: Doença de Alzheimer;Educação em saúde;Cuidador de idoso;Idoso;Cuidadores;Família;Alzheimer's Disease;Health Education;Caregiver;Old Man;Caregivers;Family
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de. Práticas educativas para o empoderamento de cuidadores informais de idosos com doença de Alzheimer. 2018. 80f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivou-se, com esse estudo, possibilitar o empoderamento de cuidadores informais de idosos com Doença de Alzheimer por meio de práticas educativas. Trata-se de estudo descritivo, de cunho qualitativo, conduzido pela metodologia da pesquisa-ação, desenvolvido com cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer em São José de Piranhas-PB. Após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.904.843, deu-se inicio a pesquisa. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma entrevista semiestruturada, em seguida, foram realizadas duas atividades de educação em saúde que tem por essência as temáticas encontradas na etapa anterior, finalmente, foi realizada a segunda entrevista para poder avaliar as ações executadas. Para a análise dos dados obtidos foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo, dando origem a duas temáticas e quatro categorias da primeira entrevista e uma temática com duas categorias, da segunda. As etapas da pesquisa seguiram a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Identificou-se que os cuidadores ainda possuem dificuldades na compreensão da doença e como lidar com as situações cotidianas que acarretam em sobrecarga de trabalho, bem como a necessidade de buscar formas de enfrentamento para não desanimar diante das situações. Com base no diagnóstico situacional e temáticas levantadas, as ações de educação em saúde foram planejadas e implementadas a fim de proporcionar a mudança na realidade de vida dos cuidadores. A próxima etapa, foi de suma importância para comprovar a importância que as ações de educação em saúde têm para transformar o cenário de vida dos cuidadores, sendo relatada a mudança dos conceitos e formas de pensar e agir diante da doença. Destarte, compreende-se que as atividades de educação em saúde proporciona o empoderamento de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, devendo o conhecimento ser compartilhado através da educação contínua em saúde.
Abstract: The objective of this study was to enable the empowerment of informal caregivers of elderly people with Alzheimer's disease through educational practices. This is a descriptive, qualitative study, conducted by the action-research methodology, developed with caregivers of elderly people with Alzheimer's Disease in São José de Piranhas-PB. After approval of the project by the Research Ethics Committee under the no. 2.904.843, the research was started. For the data collect a semi-structured interview was carried out from the situational diagnosis, then two health education activities were carried out, which essentially have the themes found in the previous stage, finally, was realized a second interview to evaluate the actions performed. For the analysis of the obtained data was used the methodological process of the Discourse of the Collective Subject, giving rise to two themes and four categories of the first interview and a theme with two categories, the second. The research steps followed Resolution 510/2016 of the National Health Council. It was identified that caregivers still have difficulties in understanding the disease and how to deal with everyday situations that result in work overload, as well as the need to seek ways of coping so as not to become discouraged in the face of situations. Based on situational and thematic diagnoses raised, health education actions were planned and implemented to provide a change in the reality of caregivers' lives. The next step was extremely important to prove the importance of health education actions to transform the life scenario of caregivers, being reported the change of the concepts and ways of thinking and acting before the disease. Thus, it is understood that health education activities provide the empowerment of caregivers of elderly people with Alzheimer's Disease, and knowledge must be shared through continuing health education.
Keywords: Doença de Alzheimer
Educação em saúde
Cuidador de idoso
Idoso
Cuidadores
Família
Alzheimer's Disease
Health Education
Caregiver
Old Man
Caregivers
Family
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7642
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAYNARA MARIA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2018.pdfThaynara Maria Oliveira de Albuquerque. Monografia Enfermagem. CFP 2018.1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.