Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7646
Title: | Um olhar sobre a educação ambiental nos primeiros anos do ensino fundamental. |
Other Titles: | A look at environmental education in the early years of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Daniele Gonçalves da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NOVIKOFF, Cristina. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BENITEZ, Letícia Carvalho. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BARBOSA, Marcos Vinícios. |
Keywords: | Educação ambiental;Meio ambiente;Ensino fundamental;environmental education;Environment;Elementary School |
Issue Date: | 13-Sep-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Daniele Gonçalves da. Um olhar sobre a educação ambiental nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo busca apresentar um olhar sobre a educação ambiental, mais precisamente nos primeiros anos do ensino fundamental e sua importância na construção da consciência ambiental das crianças. Surge da inquietação da autora em observar como está acontecendo tal conscientização nos espaços escolares - espaço educacional construtor de saberes e desenvolvimentos. Dessa forma, surge a pergunta de partida do estudo sobre quais são as estratégias de ensino e aprendizagem acerca do meio ambiente aplicadas nas escolas do ensino fundamental nas escolas na cidade de Ipaumirim, Ceará? O objetivo do estudo é compreender o processo de ensino e aprendizagem na implantação da Educação Ambiental(EA), na perspectiva do professor, como também identificar os entendimentos acerca da educação ambiental na literatura vigente. Mapear as estratégias de EA na escola de ensino fundamental, ou seja, as ações e estratégias para que realmente essa educação aconteça de forma integradora, como também, discutir a relação entre dificuldades para o bom ensino da EA e suas melhores estratégias. Temos como pressuposto a educação como um papel imprescindível no processo de mudanças frente às problemáticas que atingem a sociedade em seus diversos aspectos. Neste sentido, a educação ambiental necessita está presente dentro do panorama escolar, associada com a educação formal e não formal e de forma interdisciplinar, em que os professores precisam conhecê-la e organizá-la, visando buscar soluções e criando ações participativas e perceptivas na relação da natureza e o homem. O método foi pautado na proposta de abordagem qualitativa, ou seja, na perspectiva fenomenológica-hermenêutica, com coleta de dados do tipo questionário semiestruturado e diário de campo. |
Abstract: | The present study aims to present a look at environmental education, more precisely in the first years of elementary school and its importance in the construction of environmental awareness of children. It arises from the author's concern to observe how it is happening in school spaces - educational space that builds knowledge and development. Thus, the starting question of the study about what are the strategies of teaching and learning about the environment applied in primary schools in schools in the city of Ipaumirim, Ceará? The objective of the study is to understand the teaching and learning process in the implementation of Environmental Education from the perspective of the teacher, as well as to identify the understandings about environmental education in the current literature. Mapping the EA strategies in elementary school, that is, the actions and strategies so that this education really happens in an integrating way, as well as discussing the relationship between difficulties for the good teaching of EE and its best strategies. We have as a presupposition education as an essential role in the process of changes facing the problems that affects society in its various aspects. In this sense, environmental education must be present within the school scene, associated with formal and non-formal education and in an interdisciplinary way, in which teachers need to know and organize it, seeking solutions and creating participatory and perceptive actions in the Relationship of nature and man. The method will be based on the proposal of a qualitative approach, that is, from the phenomenological-hermeneutic perspective, with data collection of semi-structured questionnaire and field diary. |
Keywords: | Educação ambiental Meio ambiente Ensino fundamental environmental education Environment Elementary School |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7646 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELE GONÇALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdf | Daniele Gonçalves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017. | 701.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.