Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, P. J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8839830835384583pt_BR
dc.contributor.advisor2RAMALHO, Ângela Maria Cavalcanti.-
dc.contributor.advisor2IDRAMALHO, A. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7449740069093028pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.referee2SILVA, Mônica Maria Pereira da.-
dc.description.resumoNo Estado da Paraíba vem sendo realizada a construção e recuperação de rodovias estaduais através do Programa de Infraestrutura Viária Caminhos da Paraíba, uma política pública estadual voltada para integração territorial através de modais rodoviários, colaborando para o estabelecimento de uma nova dinâmica social, econômica e cultural nas regiões contempladas, entretanto, desencadeando impactos negativos significativos sobre o meio ambiente, concorrendo para a degradação da Caatinga. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos socioambientais advindos da pavimentação asfáltica do Programa Caminhos da Paraíba no município de Coxixola – PB. Em função do objeto, a pesquisa foi do tipo exploratória descritiva, com abordagem quantiqualitativa e realizada de março de 2014 a março de 2016. O levantamento de dados foi feito através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, observação direta e registros fotográficos, além da pesquisa bibliográfica em material específico acerca da temática em foco. O lócus social da pesquisa foi o município de Coxixola –PB. Através dos dados, verificou-se que a pavimentação da rodovia PB-200 é uma demanda social local e incentiva o surgimento de novas atividades econômicas, bem como o sentimento de “esperança” por mudanças sociais, contudo, desencadeia impactos negativos sobre ambiente físico, biológico e antropológico, dentre os quais, enfatiza-se: a erosão, desflorestamento da mata nativa da Caatinga e degradação da saúde e segurança da população, os quais confluem para o colapso das diferentes relações sociais e superação da capacidade de suporte dos ecossistema locais. Dessa forma, a implantação do empreendimento rodoviário é viável considerando as demandas e benefícios sociais que provoca, entretanto, preconiza a aplicação de medidas mitigatórias atenuando impactos negativos sobre as diferentes dimensões do ambientept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Naturaispt_BR
dc.titleImpactos socioambientais do programa caminhos da Paraíba no município de Coxixola-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractIn the state of Paraíba has been carried out the construction and restoration of state roads through the Road Infrastructure Program Paths of Paraíba, a state public policy aimed at regional integration through road modes, contributing to the establishment of a new social dynamics, economic and cultural in the regions covered, however, triggering significant negative impacts on the environment, contributing to the degradation of the Caatinga. This work aims to analyze the social and environmental impacts from the paving of Paraiba Pathways program in the municipality of Coxixola - PB. Depending on the object, the research was descriptive exploratory, with quantitative and qualitative approach and held from March 2014 to March 2016. The data collection was done by applying semistructured interviews, direct observation and photographic records, as well as literature search on specific material on the theme in focus. The social research locus was the city of Coxixola -PB. Through the data, it was found that the paving of the PB-200 highway is a local social demand and encourages the emergence of new economic activities, as well as the feeling of "hope" for social change, however, triggers negative impacts on the physical environment, biological and anthropological, among which is emphasized: erosion, deforestation of native forests Caatinga and degradation of the health and safety of the population, which converge to the breakdown of different social relations and overcoming the carrying capacity of the local ecosystem. Thus, the implementation of the road project is feasible considering the demands and social benefits it brings, however, recommends the implementation of mitigation measures mitigating negative impacts on the different dimensions of the environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/764-
dc.date.accessioned2018-05-22T10:48:33Z-
dc.date.available2018-05-22-
dc.date.available2018-05-22T10:48:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectImpactos Ambientaispt_BR
dc.subjectIntegração Territorialpt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectEnvironmental Impactspt_BR
dc.subjectTerritorial Integrationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Pedro José Aleixo dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, P. J. A. Impactos socioambientais do programa caminhos da Paraíba no município de Coxixola-PB. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/764pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO JOSÉ ALEIXO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO (PPGRN) 2016.pdfPedro José Aleixo dos Santos - Dissertação PPGRN CTRN 20163.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.