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Title: Revisão integrativa da literatura: limites e possibilidades da auditoria hospitalar para uma assistência de qualidade.
Other Titles: Integrative literature review: limits and possibilities of hospital audit for quality care.
Revisión integradora de la literatura: límites y posibilidades de la auditoría hospitalaria para una atención de calidad.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Ana Quitéria Ismael Carvalho do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASADO, Martinho Sérgio de Medeiros.
Keywords: Auditoria administrativa;Qualidade da Assistência à Saúde;Administração Hospitalar;Management Audit;Quality of Health Care;Hospital Administration;Auditoría administrativa;Calidad de la atención médica;Administración hospitalaria
Issue Date: 27-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Ana Quitéria Ismael Carvalho do. Revisão integrativa da literatura: limites e possibilidades da auditoria hospitalar para uma assistência de qualidade. 2016. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Na saúde, a qualidade da assistência prestada aos clientes pode ser mensurada através da auditoria, um dos instrumentos internos que o serviço dispõe para o gerenciamento da qualidade. O objetivo desse estudo foi desvelar a importância da utilização da auditoria como estratégia para a qualidade da assistência no contexto hospitalar. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com os artigos sendo pesquisados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e CAPES, a partir dos descritores “Management Audit” (Auditoria Administrativa), “Quality of Health Care” (Qualidade da Assistência à Saúde), “Hospital Administration” (Administração Hospitalar). A amostra constituiu-se de dez trabalhos. As publicações analisadas abordaram a temática enfatizando 4 categorias: O cenário da auditoria hospitalar na atualidade; A perspectiva da auditoria hospitalar no futuro; O papel do auditor hospitalar na educação continuada; A importância dos registros no prontuário do paciente para a auditoria hospitalar. Assim, é necessário conhecer a importância da auditoria nos serviços de saúde visando benefícios para todos os envolvidos, o aprimoramento profissional, o desempenho da instituição minimizado custos, enfatizando sempre a qualidade da assistência prestada ao cliente.
Abstract: In health, the quality of care delivered to customers can be measured through the audit, one of the internal tools that the service provides for quality management. The aim of this study was to reveal the importance of using the audit as a strategy for quality of care in hospitals. We conducted an integrative literature review, with articles being searched in the databases LILACS, MEDLINE, SciELO and CAPES, the descriptors "Management Audit" (Management Audit), "Quality of Health Care" (Care Quality health), "Administration Hospital" (Hospital Administration). The sample consisted of ten works. The analyzed publications addressed the theme emphasizing four categories: The setting of the hospital audit today; The prospect of the hospital audit in the future; The role of the hospital auditor in continuing education; The importance of records in the patient for hospital audit. Thus, it is necessary to know the importance of auditing in health services targeting benefits to all stakeholders, professional improvement, the performance of the institution minimized costs, always emphasizing the quality of care provided to the client.
???metadata.dc.description.resumen???: En salud, la calidad de la atención brindada a los clientes se puede medir a través de la auditoría, uno de los instrumentos internos con que cuenta el servicio para la gestión de la calidad. El objetivo de este estudio fue revelar la importancia de utilizar la auditoría como estrategia para la calidad de la atención en el contexto hospitalario. Se realizó una revisión integradora de la literatura, buscándose los artículos en las bases de datos LILACS, MEDLINE, SciELO y CAPES, utilizando los descriptores "Management Audit" (Auditoría Administrativa), "Quality of Health Care" (Quality of Assistance to Care Health) , “Administración hospitalaria”. La muestra estuvo compuesta por diez obras. Las publicaciones analizadas abordaron el tema enfatizando 4 categorías: El escenario actual de la auditoría hospitalaria; La perspectiva de la auditoría hospitalaria en el futuro; El papel del auditor del hospital en la educación continua; La importancia de los registros en la historia clínica del paciente para la auditoría hospitalaria. Por ello, es necesario conocer la importancia de la auditoría en los servicios de salud con el objetivo de beneficiar a todos los involucrados, la mejora profesional, el desempeño de la institución, minimizando los costos, enfatizando siempre la calidad de la atención brindada al cliente.
Keywords: Auditoria administrativa
Qualidade da Assistência à Saúde
Administração Hospitalar
Management Audit
Quality of Health Care
Hospital Administration
Auditoría administrativa
Calidad de la atención médica
Administración hospitalaria
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7660
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