Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, F. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349732735293025pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1SARAIVA, Sebastiana Maely.-
dc.contributor.referee2LIMA, Norma Maria de Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.lima-
dc.description.resumoO presente estudo reflete sobre o fortalecimento do protagonismo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um assentamento a partir do Programa Água Doce (PAD), com enfase nos princípios da Economia Solidaria e suas vantagens para esta comunidade. Dessa forma, o objetivo da pesquisa de campo foi verificar a percepção desses alunos sobre o PAD e as possibilidades de empoderamento e fortalecimento do protagonismo juvenil. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, cujo instrumento foi um questionário com conversas informais com um publico de 16 alunos. Como resultados os alunos mencionaram que o PAD oferece acesso a água potável e ajuda na renda familiar dos seus assentados e que eles tem alguma participação nas atividades do Programa. A pesquisa constatou que ha equilíbrio de gênero entre os alunos, indicando um fortalecimento no protagonismo feminino, que a faixa etária esta acima de 30 anos, o que evidencia a falta de oportunidade ou as necessidades desse publico em trabalhar e que a fonte de renda principal e oriunda de projetos sociais, apontando para a falta de oportunidades desse publico. Quanto a percepção sobre o PAD, todos os alunos consideraram de suma importância para o Assentamento. Para 87% dos participantes e importante a participação dos jovens nas organizações, mas demonstram insatisfação com a falta de oportunidades que proporcionem autonomia e participação ativa da juventude e gere fonte de renda para que eles não saiam de sua comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO programa água doce na visão dos alunos de educação de jovens e adultos do assentamento mata, Amparo - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-05-
dc.description.abstractThe present reflects on the strengthening of the protagonism students of Youth and Adults Education (EJA) from a settlement based on the Fresh Water Program (PAD), with emphasis on the principles of Solidarity Economy and its advantages for this community. Thus, the objective of the field research was to verify the perception of these students about the PAD and the possibilities of empowerment and strengthening of youth protagonism. The research is characterized as a case study. The research instrument was a questionnaire with informal conversations with a public of 16 students. As a result the students mentioned that the PAD offers access to potable water and helps the family income of their settlers and that they have some participation in the activities of the Program. The research found that there is gender balance among the students, indicating that there is a strengthening in female protagonism, that the age group is over 30 years, which shows the lack of opportunity or the needs of this public to work and that the source of Main income comes from social projects, pointing to the lack of opportunities of this public. Regarding the perception about the PAD, all the students considered of paramount importance to the Settlement. The participation of young people in the organizations is important for 87% of the participants, but they show dissatisfaction with the lack of opportunities that provide autonomy and active participation of the youth and generate a source of income so that they do not leave their community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7666-
dc.date.accessioned2019-10-03T12:07:40Z-
dc.date.available2019-10-03-
dc.date.available2019-10-03T12:07:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrograma água docept_BR
dc.subjectAssentamento ruralpt_BR
dc.subjectSolidarity economy  pt_BR
dc.subjectYouth and adult education  pt_BR
dc.subjectFreshwater program  pt_BR
dc.subjectRural settlementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Fabiana Machado.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe freshwater program in the view of the youth and adult education students of the settlement kills, Amparo - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Fabiana Machado de. O programa água doce na visão dos alunos de educação de jovens e adultos do assentamento mata, Amparo - PB. 2017. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7666pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA MACHADO DE LIMA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2017.pdfFabiana Machado de Lima - TCC Especialização em Educação de Jovens e Adultos 201710.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.