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Title: A percepção do enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel: perspectivas e dificuldades.
Other Titles: The perception of nurses in Mobile Prehospital Care: perspectives and difficulties.
???metadata.dc.creator???: CALAZANS, Ianne Mazielle da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Maria Mônica Paulino do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASTRO, Anúbes Pereira de.
Keywords: Assistência de Enfermagem;Serviço Móvel de Atendimento de Urgência;Enfermeiro - atendimento de urgência;Atendimento Pré-Hospitalar;Nursing Care;Mobile Urgent Care Service;Nurse - Emergency Care;Prehospital Care
Issue Date: 2-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CALAZANS, Ianne Mazielle da Silva. A percepção do enfermeiro no atendimento Pré-Hospitalar Móvel: perspectivas e dificuldades. 2015. 76f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O Atendimento Pré-Hospitalar (APH), corresponde a um conjunto atividades e técnicas que devem ser executadas por enfermeiros socorristas capacitados e envolvidos no processo de assistência que ocorrem no ambiente extra-hospitalar, tendo por finalidade desse processo a manutenção á vida realizando desse modo uma tentativa de minimização das possíveis sequelas e reduzindo também as taxas de mortalidade com uma assistência eficaz. As unidades de urgência e emergência como a SAMU compõem os meios para o atendimento de pacientes acometidos por agravos que necessitam de atendimento imediato e eficiente, dispondo de pronta avaliação e mecanismos que propiciam uma ação terapêutica por meio de equipe multiprofissional habilitada. O estudo objetivou identificar as dificuldades que atuam como obstáculos aos enfermeiros inseridos no APH móvel assim como a percepção desses profissionais. Os enfermeiros que trabalham com o APH no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vêm as suas perspectivas profissionais relacionadas com a complexa realidade, tendo por base esse contexto a elaboração e execução da pesquisa usando um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, com a participação cinco enfermeiros atuantes no município de Cajazeiras-PB, os quais foram selecionados através de critérios de inclusão e exclusão que nortearam o presente estudo. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com perguntas subjetivas, obedecendo todos os critérios de ética. Para análise de dados se utilizou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo proposto por Lefèvre e Lefèvre, dividindo a abordagem em três temas dos quais, geraram 10 categorias tendo um discurso do sujeito coletivo para cada categoria. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Foram observados dentro da amostra que a maioria dos enfermeiros pertencia ao sexo masculino, com faixa etária entre 30 e 40. Analisando o perfil desses profissionais ficaram evidente características relacionadas com o conhecimento, equilíbrio emocional e cognitivo, potencial comunicativo, agilidade e raciocino logico aguçado, dentre outras. Concluiu-se que o SAMU é um serviço importante e necessário para a execução de um atendimento qualificado, ágil e preciso na realização de abordagem de urgência e emergência que detém no APH processos de execução das atividades, sendo o enfermeiro a parte central do desenvolvimento das ações.
Abstract: The Customer Pre-Hospital (APH) is a set activities and techniques that should be performed by trained rescuers nurses and involved in the care process occurring in extra-hospital environment, with the purpose of this process maintenance to life performing this way an attempt to minimize the possible consequences and also reducing mortality rates with effective assistance. The urgency and emergency units as the SAMU comprise means for the care of patients suffering from diseases that require immediate and efficient service, offering prompt evaluation and mechanisms that provide a therapeutic action through qualified multidisciplinary team. The study aimed to identify the difficulties that act as barriers to nurses inserted in the mobile APH well as the perception of these professionals. Nurses working with the APH in Mobile Emergency Care Service come their job prospects related to the complex reality, based on this context the development and implementation of research using a descriptive field study with qualitative approach, with Participation five nurses working in the city of Cajazeiras-PB, which were selected through inclusion and exclusion criteria that guided this study. Data collection was conducted through a semi-structured interview with subjective questions, obeying all the criteria of ethics. For data analysis was used the technique of Collective Subject Discourse proposed by Lefèvre and Lefèvre, dividing the approach on three issues of which generated 10 categories with a speech by the collective subject for each category. All stages of the research faithfully followed the National Health Council Resolution 466/2012. Were observed within the sample that most nurses were men, aged between 30 and 40. Looking at the profile of these professionals were evident related features with the knowledge, emotional and cognitive balance, communicative potential, agility and keen logical I reason, among others actions.
Keywords: Assistência de Enfermagem
Serviço Móvel de Atendimento de Urgência
Enfermeiro - atendimento de urgência
Atendimento Pré-Hospitalar
Nursing Care
Mobile Urgent Care Service
Nurse - Emergency Care
Prehospital Care
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7676
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