Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7683
Title: A educação em saúde enquanto ferramenta na melhoria da qualidade de vida e na promoção da saúde dos usuários: permeando a literatura.
Other Titles: Health education as a tool in the improvement of quality of life and health promotion of users: permeating the literature.
La educación para la salud como herramienta para mejorar la calidad de vida y promover la salud de los usuarios: impregnando la literatura.
???metadata.dc.creator???: GARCIA, Caly Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NUNES, Waleska de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee1???: HENRIQUES, Amanda Haissa Barros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Joseane da Rocha Dantas.
Keywords: Educação em saúde;Qualidade de vida;Processo saúde - doença;Health education;Quality of life;Health-disease process;Educación para la salud;Calidad de vida;proceso de salud - enfermedad
Issue Date: 21-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GARCIA, Caly Dantas. A educação em saúde enquanto ferramenta na melhoria da qualidade de vida e na promoção da saúde dos usuários: permeando a literatura. 2017. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A educação está presente em todos os momentos da vida de um ser humano, no caso específico da educação em saúde, pode-se dizer que seus conceitos e propósitos evoluíram conforme mudanças de paradigma que ocorreram no setor da saúde. Objetivo Geral: Neste sentido, este estudo tem como objetivo geral, relatar a influência da educação em saúde na melhoria da qualidade de vida dos usuários da atenção primária no processo-saúde doença de acordo com a literatura online. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a partir de dados da Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Foi utilizada como estratégia de busca os termos: “Educação em Saúde AND Qualidade de Vida AND Processo Saúde-Doença”, “Educação em Saúde AND Qualidade de Vida OR Processo Saúde-Doença”. Como critérios de inclusão, foram delimitados os artigos, dissertações, teses e monografias disponíveis na íntegra no período de 10 anos (2007-2017) no idioma português. Resultados: Os estudos apontam as dificuldades que os profissionais de saúde enfrentam para a realização das ações educativas, sobretudo no que diz respeito a infraestrutura, insumos, materiais e equipamentos tecnológicos. O surgimento de melhorias na qualidade de vida dos usuários que se submeteram ao processo de educação em saúde é visível, confirmando a importância e o impacto do processo educacional na vida das pessoas e o aperfeiçoamento das práticas de educação em saúde por meio do lúdico, uma vez que a atividade lúdica funciona como um mediador do processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: As atividades de educação em saúde devem sempre estar pautadas na busca do atual, de novas metodologias, sendo necessária muitas vezes uma abordagem mais criativa, que possa facilitar a aprendizagem individual e coletiva.
Abstract: Introduction: Education is present in all moments of the life of a human being, in the specific case of health education, it can be said that its concepts and purposes evolved according to paradigm shifts that occurred in the health sector. General Objective: In this sense, this study has as general objective, to report the influence of health education on improving the quality of life of primary care users in the health-disease process according to the online literature. Methodology: This is an integrative literature review, based on data from the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Nursing Database (BDENF) and Electronic library Scientific Eletronic Library Online (SciELO). The term "Health Education AND Quality of Life AND Health-Disease Process", "Health Education AND Quality of Life OR Health-Disease Process" was used as search strategy. As inclusion criteria, the articles, dissertations, theses and monographs available in full in the period of 10 years (2007-2017) in the Portuguese language were delimited. Results: The studies point out the difficulties that health professionals face in carrying out educational actions, especially in terms of infrastructure, inputs, materials and technological equipment. The emergence of improvements in the quality of life of users who underwent the process of health education, confirming the importance and impact of the educational process in people's lives and the improvement of health education practices through play, since Ludic activity functions as a mediator of the teaching-learning process. Conclusion: Health education activities should always be based on the search for the current, new methodologies, often requiring a more creative approach that can facilitate individual and collective learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Introducción: La educación está presente en cada momento de la vida del ser humano, en el caso específico de la educación para la salud, se puede decir que sus conceptos y propósitos evolucionó a medida que se producían cambios de paradigma en el sector de la salud. objetivo General: En este sentido, este estudio tiene como objetivo reportar la influencia de la educación en salud para mejorar la calidad de vida de los usuarios de atención primaria en el proceso- salud de la enfermedad de acuerdo con la literatura en línea. Metodología: esta es una revisión Literatura integradora, basada en datos de Análisis y recuperación de literatura médica. System Online (MEDLINE), Literatura de Ciencias de la Salud de América Latina y el Caribe (LILACS), Base de datos de enfermería (BDENF) y Biblioteca electrónica científica Biblioteca electrónica en línea (SciELO). Se utilizaron los siguientes términos como estrategia de búsqueda: “Educación en Salud Y Calidad de Vida Y Proceso Salud-Enfermedad”, “Educación en Salud Y Calidad de Vida O Proceso Salud-Enfermedad ”. Como criterio de inclusión, artículos, disertaciones, tesis y monografías disponibles íntegramente en el Periodo de 10 años (2007-2017) en portugués. Resultados: los estudios muestran Dificultades que enfrentan los profesionales de la salud para realizar actividades educativas, especialmente en lo que respecta a infraestructura, insumos, materiales y equipos tecnológico. La aparición de mejoras en la calidad de vida de los usuarios que sometido al proceso de educación en salud es visible, confirmando la importancia y impacto del proceso educativo en la vida de las personas y la mejora de las prácticas de educación para la salud a través del juego, ya que la actividad lúdica funciona como un mediador del proceso de enseñanza-aprendizaje. Conclusión: Actividades educativas en La salud debe guiarse siempre por la búsqueda de las nuevas metodologías actuales, siendo A menudo se necesita un enfoque más creativo que pueda facilitar el aprendizaje. individual y colectivo.
Keywords: Educação em saúde
Qualidade de vida
Processo saúde - doença
Health education
Quality of life
Health-disease process
Educación para la salud
Calidad de vida
proceso de salud - enfermedad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Saúde Publica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7683
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CALY DANTAS GARCIA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2017.pdfCaly Dantas Garcia - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2017225.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.