Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
Title: O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
Other Titles: Cordel as a didactic resource in the teaching of geography: reports of production and experimentation in the school context of rural education through mediation.
???metadata.dc.creator???: ESTENDIO, Ednilton Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
Keywords: Literatura do cordel e educação;Educação do campo;Produção de recursos didáticos;Mediação educacional;Cord Literature and Education;Field Education;Production of teaching resources;Educational mediation
Issue Date: 11-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTENDIO, Ednilton Silva. O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de inúmeros recursos didáticos tornaram-se essenciais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e também para haver uma transição entre o ensino tradicional para um ensino mais crítico com a participação dos alunos, especificamente no ensinar Geografia. Desta forma, esse trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada “ O Cordel como Recurso Didático no Ensino de Geografia: Relatos da Produção e Experimentação no Contexto Escolar da Educação do Campo através da Mediação”, que teve por objetivo produzir e experimentar em sala de aula um cordel, verificando como esse recurso didático potencializa o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia através da mediação realizada na Escola “Ildefonso Anselmo da Silva”, localizada no Município de Amparo-PB. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demostrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino de Geografia, pois os mesmos adquiriram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão sobre o tema “Tecnologias Sociais”, passando a expressarem através da produção de desenhos, debates, versos e estrofes nos diferentes momentos da produção do cordel o conhecimento da temática trabalhada citada. Diante disso, identificamos que o cordel pode ser considerado como um grande potencial no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do Campo.
Abstract: The use of didactic resources becomes essential to enhance the teaching-learning process in the classroom, and also to have a transition between traditional teaching and more critical teaching with the participation of students, specifically in teaching Geography. In this way, this paper presents the results of the research entitled "The Cordel as a Didactic Resource in Teaching Geography: The Report of Production and Experimentation in the School Context of Field Education through Mediation", whose objective was to produce and experiment in classroom a Cordel, verifying how this didactic resource potentiates the teaching-learning process in Geography classes through mediation at the Ildefonso Anselmo da Silva School, located in the Municipality of Amparo-PB. In this research we used the qualitative research assumption, through Research-Action. The collected data were analyzed in a descriptive and interpretative way since it is characterized by the observation and correlation of facts, trying to describe the characteristics or relationships existing in the actions performed in the room through the Action Research, as well as presenting through photos demonstrating the steps of the pedagogical intervention in several moments and tables as the answers of the questionnaires, applied during the research. We verified that the research carried out was relevant to enhance the students' learning in relation to the teaching of Geography, since they acquired through Cordel in relation to the classroom a better understanding on the theme "Social Technologies", beginning to express through production of drawings, debates, verses and stanzas in the different moments of the Cordel production, the knowledge of the subject matter worked out. In light of this, we have identified that the cord can be considered as a great potential in teaching-learning in geography classes in Campo schools.
Keywords: Literatura do cordel e educação
Educação do campo
Produção de recursos didáticos
Mediação educacional
Cord Literature and Education
Field Education
Production of teaching resources
Educational mediation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNILTON SILVA ESTENDIO - TCC LECAMPO 2019.pdfEdnilton Silva Estendio - TCC LECAMPO 2019.2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.