Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7688
Title: | Assistência de enfermagem na depressão pós-parto: uma análise dos projetos políticos de curso. |
Other Titles: | Nursing care in postpartum depression: an analysis of ongoing political projects. Atención de enfermería en la depresión posparto: un análisis de proyectos de curso político. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Hellen Roberta Santos Morais. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FEITOSA, Izayana Pereira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | JUSTINO FILHO, José. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | DORNELLAS RAMOS, Deborah. |
Keywords: | Depressão pós-parto;Assistência de enfermagem;Saúde Mental;Postpartum depression;Nursing care;Mental Health;Baby blues;Cuidado de enfermera;Salud mental |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Hellen Roberta Santos Morais. Assistência de enfermagem na depressão pós-parto: uma análise dos projetos políticos de curso. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo teve por objetivo analisar a proposta de formação pedagógica dos cursos de graduação em Enfermagem distribuídos na Paraíba acerca dos desafios nas intervenções e os cuidados de enfermagem as mulheres acometidas com a depressão pós-parto. Esse fenômeno tem se apresentado na literatura corrente como um dos grandes problemas de assistência à saúde da mulher na fase do puerpério. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com características de um estudo exploratório descritivo. O universo do estudo foi constituído de trinta PPCs (Projeto pedagógicos de Curso) das universidades da Paraíba, como critério de inclusão para essa amostra, optou-se por PPCs que estivessem disponíveis na íntegra na internet, no qual apenas cinco documentos foram contemplados e analisados. Mediante análise dos Projetos Pedagógicos de Curso de enfermagem e conforme os planos de ensino das disciplinas de Saúde Mental e Psiquiatria. Os resultados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, onde foi analisada cada sessão dos planos de ensino como ementas, objetivos, metodologia, avaliação e referencias bibliográficas. Evidenciou-se uma ineficiência no processo de formação do profissional com relação à mulher acometida pela DPP. Foi possível averiguar, que os conteúdos apontados nas ementas da disciplina de Saúde Mental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos pesquisados apresentam diferenças, pois, percebe-se que muitos dos conteúdos propostos nas ementas dificultam o desenvolvimento do ensino em Saúde Mental na perspectiva da atenção psicossocial. Vale salientar que a assistência de enfermagem na depressão pós-parto não é mencionada ao que se propõe nas políticas públicas atuais. Assim sendo, consideramos que o ensino de enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria ainda se mostram de maneira tradicional, com necessidade de acertar o compasso com as propostas políticas para Saúde Mental Brasileira e que os documentos institucionais programem um ensino que desenvolva habilidades e competências do futuro enfermeiro desenvolver melhores práticas de cuidado. |
Abstract: | This study aimed to analyze the proposed pedagogical training of Nursing undergraduate courses distributed in Paraíba about the challenges in interventions and nursing care to women affected by postpartum depression. This phenomenon has been presented in the current literature as a of great assistance to health problems of women in the postpartum phase. It is a study of qualitative approach, with characteristics of a descriptive exploratory study. The total study population consisted of thirty PPCs (pedagogical design course) of Paraiba universities, as inclusion criteria for this sample, it was decided to PPCs that were available in their entirety on the Internet, in which only five documents contemplated were and analyzed. by analysis of the nursing course pedagogical projects and according to the teaching plans of the disciplines of Mental Health and Psychiatry. The results were analyzed using the content analysis technique, which were analyzed each session of teaching plans and menus, objectives, methodology, evaluation and bibliography. an inefficiency in the professional training process with respect to women affected by the DPP was evident. It was possible to verify that the content indicated in the menus of the Mental Health discipline of teaching political projects of the courses surveyed have differences, therefore, it is clear that many of the proposed content on menus hinder the development of education in mental health from the perspective of psychosocial care . It is worth noting that the nursing care in the postpartum depression is not mentioned to what is proposed in the current public policies. Therefore, we consider that nursing Mental Health and Psychiatry still shows the traditional way, with the need to hit the beat with policy proposals to Brazilian Mental Health and the institutional documents to implement a school to develop skills and capacity of future nurses develop better care practices. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Este estudio tuvo como objetivo analizar la propuesta de formación pedagógica de los cursos de pregrado en enfermería impartidos en Paraíba sobre los desafíos en las intervenciones de enfermería y la atención a mujeres afectadas por depresión posparto. Este fenómeno se ha presentado en la literatura actual como uno de los mayores problemas de atención de la salud de la mujer en la fase de puerperio. Se trata de un estudio con abordaje cualitativo, con características de estudio descriptivo exploratorio. El universo del estudio estuvo conformado por treinta PPC (Proyecto de Curso Pedagógico) de las universidades de Paraíba, como criterio de inclusión para esta muestra, se eligieron PPC que estaban disponibles en su totalidad en internet, en los que solo se consideraron y analizaron cinco documentos. Mediante el análisis de los Proyectos Pedagógicos del Curso de Enfermería y de acuerdo a los planes de enseñanza de las asignaturas de Salud Mental y Psiquiatría. Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido, donde se analizó cada sesión de los planes docentes como menús, objetivos, metodología, evaluación y referencias bibliográficas. Hubo una ineficiencia en el proceso de formación profesional en relación a las mujeres afectadas por DPP. Se pudo constatar que los contenidos señalados en los temarios de la disciplina de Salud Mental de los proyectos políticos pedagógicos de los cursos investigados presentan diferencias, pues es evidente que muchos de los contenidos propuestos en los temarios dificultan el desarrollo de la docencia en Salud Mental desde la perspectiva de la atención psicosocial. Es de destacar que el cuidado de enfermería en la depresión posparto no se menciona en lo propuesto en las políticas públicas vigentes. Por lo tanto, consideramos que la educación de enfermería en Salud Mental y Psiquiatría todavía aparece de manera tradicional, con la necesidad de estar en sintonía con las propuestas de política para la Salud Mental Brasileña y que los documentos institucionales programan una enseñanza que desarrolle habilidades y competencias para el futuro. Desarrollar las mejores prácticas de atención. |
Keywords: | Depressão pós-parto Assistência de enfermagem Saúde Mental Postpartum depression Nursing care Mental Health Baby blues Cuidado de enfermera Salud mental |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Enfermagem Obstétrica |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7688 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELLEN ROBERTA SANTOS MORAIS LIMA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2016.pdf | Hellen Roberta Santos Morais Lima - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2016 | 308.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.